terça-feira, 19 de janeiro de 2016

OFICINA DO NUCA.

A Secretaria de Educação e Esporte realizou na última sexta-feira (08), a Oficina Com os alunos do Núcleo da Criança e do Adolescente - NUCA. A oficina aconteceu na Escola Mul. Gerson Jatobá, ministrada pela Assessora Técnica da Secretaria do Desenvolvimento Social, Criança e Adolescente de Recife Sra. Jackeline Saturnino Vieira, direcionados para os alunos, diretores e coordenadores.
A proposta do Núcleo é identificar os aspectos do viver e ser adolescente no município de Palmeira dos Ìndios, relacionando-os com os sistemas de garantias de direitos, com intuito de fortalecer as ações protagonista dentro do NUCA. 
 Conhecer e reivindicar seus direitos e assumir responsabilidades. Tá na lei:
"É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar (À criança ou adolescente), com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito à liberdade e à convivência familiar e comunitária." Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Art. 4

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE


sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO DE 2015.

 Escolas do município encerram o ano letivo de 2015  nesta sexta-feira (15), a Prefeitura de Palmeira dos Ìndios, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (Semede) têm  a proposta de recomposição curricular para garantir a integralidade do calendário da rede municipal de ensino, bem como cumprir a determinação do Ministério da Educação (MEC) de totalizar 200 dias letivos por ano para os estudantes. A regularização do calendário escolar é prioridade da gestão municipal.
O Secretário Municipal de Educação e Esporte, Sr. Luiz Lobo, destacou a importância do cumprimento do calendário escolar, garantindo assim  que todo o conteúdo escolar foi ministrado com qualidade. “Trabalhamos sempre para conseguir o melhor para os nossos alunos. A qualidade do ensino e a requalificação estrutural de nossas escolas são compromissos da gestão e avançaremos cada vez mais no sentido de cumprir cada um deles”.
O calendário proposto para as escolas do município prevê o inicio do ano letivo de 2016, na primeira quinzena de fevereiro, assim  garantindo o cumprimento da carga horária e os conteúdos escolares determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
A Diretora de Ensino Sra. Rosa Bezerra,  se reuniu com todos os diretores das unidades escolares da rede municipal, para realizar um balanço do ano letivo de 2015. A reunião teve como pauta principal os resultados da implantação dos Programas nas Escolas, um método didático adquirido pelo poder executivo da gestão atual. “Estamos reunidos com todos os representantes das unidades escolares, para fazer um balanço sobre como foi o ano letivo, em toda rede da educação oferecida pelo município. Discutimos também os resultados do Programas ( Meu Ideb Melhor, Mais Cultura, Mais Educação, PNAIC entre outros) pois os relatórios que chegaram para nós, é que foram extremamente positivos. Obtivemos êxito com a proposta do programa, que prima pela participação dos pais, dos alunos e de toda comunidade escolar no processo de ensino”, declarou Rosa Bezerra. 

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.



ENCERRAMENTO DO PNAIC.

A Secretaria de Educação e Esporte  realizou no dia 14 de Janeiro, o Seminário Final do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC do ano de 2015.  O PNAIC é um programa do Governo Federal ao qual o Município de Palmeira de Ìndios aderiu,  o objetivo desse programa é alfabetizar todas as crianças até os 08 anos de idade. Dentre as ações do PNAIC, podemos citar a formação dos  120 professores alfabetizadores que atuam com o ciclo de alfabetização dos 1º, 2º e 3º anos.
O momento contou com a culminância de trabalhos pedagógicos desenvolvidos através das  orientadoras do Pacto e  pelas professores nas salas de aula durante o ano letivo de 2015 e também contou   com apresentações  culturais dos alunos.
 A coordenadora do Pnaic Sra. Joelma Toledo, na ocasião  parabenizou todos os professores envolvidos no projeto pelo sucesso no ano letivo. “O Pnaic prima pela qualidade educacional de uma forma geral. Nós fazemos o que está ao nosso alcance para atender bem os nossos alunos. Quero aproveitar o momento para parabenizar também os professores e orientadores que tanto se esforçaram. Agradeço em especial ao Secretário da SEMEDE Luiz Lobo e toda a sua equipe que trabalham com um único objetivo, o de transformar a educação municipal”, destacou Joelma Toledo.

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.
















NUCA.


quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

CERTIFICAÇÃO MÚSICOS.

Na manhã de ontem (12) foi realizada a entrega dos certificados de reconhecimento dos músicos da Secretaria de Educação e Esporte do município de Palmeira dos Índios na Escola Municipal Gerson Jatobá.. Durante o mês de novembro de 2015  aconteceu a capacitação dos instrutores da banda fanfarra da SEMEDE que foi ministrada pelo músico Gilmar Chaves, também tivemos a participação de músicos de outras cidades circunvizinhas como Igaci e Estrela de Alagoas.

Os músicos foram homenageados pelo Secretário de Educação e Esporte Sr. Luiz Lobo que esteve presente ao evento e ressaltou a importância das homenagens. “Parabenizo a todos os músicos que tanto elevam nossa cultura e a divulgam em vários cantos do município, do estado e do país. Eu fico lisonjeado com essa parceria com a Prefeitura de Palmeira dos Ìndios pelo evento de valorização de pessoas tão importantes para a nossa cidade”.

O músico Welligton Canuto Moreira foi um dos homenageados. “Me sinto orgulhoso de fazer parte desse grupo. A maioria dos municípios ainda não teve a mesma iniciativa de chamar todos os músicos para uma homenagem. Espero que isto sirva de exemplo e que possa acontecer outras vezes”.

Texto: Juliana Araújo 
Núcleo de Comunicação SEMEDE.





MERENDA ESCOLAR.

Escolas municipais de Palmeira dos Ìndios recebem reposição de merenda durante essa semana e contam com orientação de nutricionistas na elaboração do cardápio para o lanche dos alunos. O nutricionista José Elilton realizou  um trabalho de conscientização nutricional junto as escolas do município.
A  Secretaria de Educação e Esporte conta com uma equipe de nutricionistas nutricionista José Eliton e Simone Calheiros e o coordenador da Merenda Escolar Juliano Tavares que   trabalham conjuntamente com base no Projeto de Lei 406/2005 que tem como objetivo “disciplinar a comercialização de alimentos nas escolas de educação básica e a elaboração de cardápios do programa de alimentação escolar”.
 Todos produtos estão sendo comprados diretamente dos produtores do município, que estão ofertando frutas, verduras e legumes com qualidade oriundos da própria produção. Esse trabalho também é acompanhado e fiscalizado pelo Conselho da Merenda Escolar que é composto de pais, diretores, professores e funcionários da educação.
 A escola tem um papel fundamental na formação de bons hábitos alimentares e saudáveis. Diante disso, o município de Palmeira dos Ìndios vem fazendo sua parte para proporcionar aos seus estudantes uma alimentação de qualidade, afirmou o Secretário de Educação e Esporte Sr. Luiz Lobo.

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE 


EXPOSIÇÃO DO JEPP.

A Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite realizou no dia 12 de Janeiro de 2016,  a Exposição das atividades dos alunos e professores nas Oficinas do Projeto. O Projeto foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2015.
 O JEPP é uma proposta do SEBRAE destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).  A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
O evento promovido Escola Mul. Gerson Jatobá, contou com apresentações culturais, entretenimento, atividades didáticas, oficinas educativas, dentre outras ações. Além de estreitar laços entre Escola, família, Aluno e Professor, o Projeto JEPP  na Escola tem obtido êxito quando se refere a abrir novas portas para a comunidade estudantil que cada vez mais, se mostra interessada em participar de atividades relacionadas. Segundo a gestora Renilda Ribeiro “O projeto está sendo muito bom e chama a atenção do Aluno para vir participar das atividades que acontecem na Escola. As oficinas atraem pessoas carentes que não têm oportunidade de desenvolver habilidades em outros lugares, porque quase sempre é pago. Estudantes que poderiam estar nas ruas se envolvendo em situações de riscos preferem estar aqui, particularmente eu gostei muito, nos dá orgulho de nossa Escola", declarou com entusiasmo.
O Secretário de Educação e Esporte Luiz Lobo, Chefe de Assessoria Técnica Bruna Cajueiro, Vice-Secretária de Educação Joelma Toledo, Secretário de Articulação Antônio Fonseca, Secretária de Gestão e Planejamento Drª Verônica Medeiros, Secretário de Saúde Glifisson e as Técnicas da SEMEDE Ana Holanda, Érica Mota e Denise Tenório e os alunos e professores das Escolas Municipais Vera Lúcia Gama Moura, Novo Horizonte, Oásis e a Escola Municipal Santa Terezinha de Lagoa da Areia dos Marianos também prestigiaram a exposição.

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.



CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

Na última segunda-feira (11) o Conselho Municipal de Educação de Palmeira dos Índios realizou uma reunião ordinária na Secretaria de Educação e Esporte com os membros do conselho.  A  reunião foi presidida pela presidente do CME Denise Tenório, na ocasião foi realizada a leitura do Regimento Interno e o mesmo foi aprovado pelos conselheiros presentes: Joelma Toledo, Andreia Melo, Salésia Cavalcante,  Fernanda Passos, Célia Regina, Quitéria dos Santos,  Eliane Ferreira, Helenice Lopes, Maria Vilma da Silva e Márcia Garcia. 

Texto: Denise Tenório
Núcleo de Comunicação SEMEDE


 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

CURSO JEPP.

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP é uma proposta do SEBRAE destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
Dessa forma, a solução aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
A proposta do JEPP é composta por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental:
1º ano: O mundo das ervas aromáticas
2º ano: Temperos naturais
3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos
4º ano: Locadora de produtos
5º ano: Sabores de cores
6º ano: Ecopapelaria
7º ano: Artesanato sustentável
8º ano: Empreendedorismo social
9º ano: Novas ideias, grandes negócios


Texto: Juliana Araújo/Renilda Ribeiro
Núcleo de Comunicação SEMEDE 



 

sábado, 9 de janeiro de 2016

PROJETO ''ORGULHO DE SER NORDESTINO''.

A Escola Municipal Antônio Barbosa Leite realizou no dia 08 de Janeiro a Culminância do Projeto "Orgulho de Ser Nordestino". O projeto mostrou a riqueza da Cultura nordestina, através de apresentações e degustação de comidas típicas. Um show de conhecimento da nossa região. Valorizar, preservar e difundir a cultura nordestina, demonstrar a importância das manifestações culturais da região para cultura popular, enumerar os aspectos positivos de nossa região, mostrando que a diversidade cultural existe e que cada região tem seu valor.
A diretora Clebia Maria da Silva Dias e a coordenadora pedagógica Joseilda de Lima Rocha, juntamente com os professores do EJA seguimento I e II e PEJA  Alneir Macedo, Helenilda Lima, Mércia Barros, Luciane Vitorino, Jaqueline Balbino, Manoel Barbosa organizaram esse projeto tendo como proposta valorizar e perceber a linguagem nordestina enquanto instrumento de interação e expressão cultural, desenvolver atitudes de respeito e solidariedade com a cultura nordestina, promovendo a  criatividade por meio de atividades com a música, dança, desenho/gravuras e confecção de fantasia.
Secretário de Educação e Esporte Sr: Luiz Lobo prestigiou o evento e salientou a importância desse projetos culturais nos segmentos do EJA e PEJA, revelando em seus acontecimentos criatividade, costumes, tradições, valores já vividos antigamente, expressões populares artísticas e culturais. Deste modo, agregam aos alunos conhecimento, lazer e identificação pessoal, contribuindo para a formação intelectual e humana, além do amadurecimento do ser humano,  fortalecendo a identidade pessoal ou organizacional.
Estando presentes  também, o Secretário de Articulação e  Politica Sr. Antonio Fonseca, Secretária de Planejamento e Gestão Dra. Verônica, Diretora Pedagógica Rosineide Bezerra, Coordenadora dos EJAS e PEJAS Vilma da Silva e a Diretora da Escola Sidraque Márcia Garcia. 

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.



PROJETO LER É MINHA PRAIA.

Escolas do município  participaram do Projeto do Ministério da Cultura ''Ler é Minha Praia'' que tem como proposta realizar encontros literários e lúdicos entre autores e leitores, tendo como objetivo divulgar a obra das autoras com vistas a efetiva fruição da leitura, utilizando a contação de histórias e os jogos literários, despertando o protagonismo, o imaginário, o potencial criativo, o encantamento, o prazer e a sensibilidade para a leitura. Projeto de circulação literária contemplado no edital Bolsa de fomento à literatura do Ministério da Cultura (MINC) em 2015, que prevê a realização de um circuito de atividades de contação de histórias, jogos literários e encontros entre as autoras.
O Projeto aconteceu na manhã da última sexta-feira (08) na Escola Municipal Oásis na Sala de Leitura. As Escolas Municipais Mary Sampaio e Oásis participaram desse projeto através das escritoras Cláudia Lins e Simone Cavalcante, participando dos jogos embolada literária, castelo ilustrado, Luau de encontros e Surfando nos livros, contação de histórias. Jogos que foram criados exclusivamente para interagir com as publicações das duas escritoras.
Proporcionar vivências e o despertar para o prazer de ler, estão entre os objetivos do projeto Ler é Minha Praia, que espera ainda: Auxiliar na interpretação e na busca de novos sentidos para as histórias lidas; Incentivar a prática de rodas de leitura e contação de histórias de diferentes maneiras, possibilitando que crianças e professoras realizem o reconto literário e lancem suas impressões sobre os livros explorados nos encontros. Proporcionar um ambiente onde a leitura aconteça de forma livre, sem as exigências, algumas vezes limitadoras e pouco estimulantes, de diretrizes pedagógicas pré-formatadas.
Permitir que o hábito de ler faça parte do tempo de cada um como uma atividade corriqueira, rica de significados, diversão e encantamento, destacou o Secretário de Educação e Esporte Luiz Lobo, falando da importância desse projeto nas escolas do municipio de Palmeira dos Índios. 
Texto: Juliana Araújo 
Núcleo de Comunicação SEMEDE.



quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

PROJETO ''LER É MINHA PRAIA.''

Escolas do município irão participar do Projeto do Ministério da Cultura ''Ler é Minha Praia'' que tem como proposta a realização de 11 encontros literários e lúdicos entre autoras e leitores, tendo como objetivo divulgar a obra das autoras com vistas a efetiva fruição da leitura, utilizando a contação de histórias e os jogos literários, despertando o protagonismo, o imaginário, o potencial criativo, o encantamento, o prazer e a sensibilidade para a leitura.
O Projeto acontecerá no dia 08 de Janeiro na Escola Municipal Oásis, a partir das 9:30 na Sala de Leitura. As Escolas Municipais Mary Sampaio e Oásis participarão desse projeto através das escritoras Cláudia Lins e Simone Cavalcante, participando dos jogos embolada literária, castelo ilustrado, Luau de encontros e Surfando nos livros.
Texto: Juliana Araújo  
Núcleo de Comunicação SEMEDE.

POSSE DOS MEMBROS DO CONSELHO FUNDEB.


O Prefeito James Ribeiro deu posse na última terça-feira (05) aos conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). O evento foi realizado no gabinete do Prefeito ás 9hs da manhã e em seguida os conselheiros empossados se reuniram na sede da SEMEDE e realizaram a escolha da presidente do conselho, parabenizamos a conselheira eleita Renilda Ribeiro e a Vice-Presidente VandeLúcia Vieira dos Santos e aos 22 novos membros eleitos do FUNDEB para os próximos dois anos.
James destacou a importância do trabalho do Conselho, “Estamos felizes porque o nosso conselho funciona bem e acredito que essa nova gestão dê continuidade ao bom trabalho que foi feito. Nós sabemos da importância do Fundeb e dependemos dele hoje e graças a essa criação do governo federal podemos ter uma folha de pagamento respeitável”.
O Secretário de Educação e Esporte Sr. Luiz Lobo e a Secretaria Adjunta da SEMEDE Sra. Joelma Toledo destacaram o trabalho dos conselheiros para acompanhar a aplicação dos recursos. “Queremos o mesmo empenho de vocês, para que as coisas continuem a funcionar bem. O recurso do Fundeb é muito importante e é preciso transparência na atividade e na aplicação. O Fundeb é um fundo especial de natureza contábil, formado na quase totalidade por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados e municípios, vinculados à educação, o papel dos conselhos é acompanhar a aplicação dos recursos do FUNDEB no município e ao mesmo tempo ser o elemento de ligação entre a sociedade e os dirigentes municipais.

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.



APROVAÇÃO DO EXAME SELETIVO DO IFAL.

Escolas do município de Palmeira dos Índios é destaque em aprovação do exame seletivo do Instituto Federal de Alagoas- IFAL, mais uma vez a Secretaria de Educação e Esportes mostrou o comprometimento com os alunos da rede municipal, com 21 alunos aprovados no exame seletivo 2016. O resultado deste ano foi bastante satisfatório para a SEMEDE superando todas expectativas,  pois o percentual de aprovação dobrou em relação ao ano de 2015, isso mostra a continuidade do trabalho do ensino de qualidade que estamos desenvolvendo na rede. Mas a preparação para o exame de seleção do IFAL foi iniciada no segundo semestre de 2015, onde foi ofertado um Curso Preparatório gratuito na Escola Municipal Gerson Jatobá direcionados para os alunos do 9º ano rede pública, durante todos os sábados. 
Em nome do Secretário de Educação e Esporte Sr. Luiz Lobo e da Secretária Adjunta Sra. Joelma Toledo parabenizamos primeiramente aos professores, gestores, coordenadores e em especial aos nossos alunos que se  dedicaram e acreditaram nessa vitória. 

Confiram a lista dos aprovados:
A Escola Municipal Marinete Neves aprovou 7 alunos, são eles: José Igor dos Santos Soares, Luana Rafaela Silva, José Lucas Ferreira, Wcleverton da Silva Ferreira, Nataly Vieira de Negreiro, Ingrid Stephanie Santos e Aline Kelly Albuquerque.
A Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá aprovou 5 alunos, são eles: Yasmim Micaely, Vinicius Lins da Silva, José Vitor Sobrinho, Eliaquim Tenório e Sara Lorraine Pereira.
A Escola Municipal Pedro Rodrigues Gaia aprovou 3 alunos, são eles: Maria Silva de Brito, Artur Pereira da Costa e Saniele Vitória da Silva.
Escola Municipal Mary Sampaio Caparica aprovou 4 alunos, são eles: Eduardo Costa Cavalcante, Jadielson Gomes de Oliveira, Rosana Oliveira e  Rafaela Aquino da Silva.
Escola Municipal  Francisco Pinto Pimentel, aprovou uma aluna: Tainara Silva dos Santos.
Escola Municipal Antônio Fernandes da Costa aprovou uma aluna: Lucitânia Pereira da Costa.
“Resultados como estes mostram a qualidade do ensino aplicado durante o curso preparatório, queremos que nossos alunos estejam realmente preparados para a vaga que tanto buscam e para isso, a SEMEDE oferece o que tem de melhor. Aprendizado com resultados é o nosso objetivo. Parabéns a todos os ''Feras'' pelo esforço e conquista." Ressaltou a Secretaria de Educação e Esportes.  

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE. 












terça-feira, 5 de janeiro de 2016

ENCERRAMENTO DO PNAIC.

A Secretaria de Educação e Esporte do município de Palmeira dos Índios estará realizando na próxima sexta-feira(08), o Seminário Final do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. O Pacto tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. O encerramento acontecerá a partir das 08hs na Escola Municipal Gerson Jatobá

Texto: Juliana Araújo
Núcleo de Comunicação SEMEDE.