Escolas do município participaram do Projeto do Ministério da Cultura ''Ler é Minha Praia'' que tem como proposta realizar encontros literários e lúdicos entre autores e leitores, tendo como objetivo divulgar a obra das autoras com vistas a efetiva fruição da leitura, utilizando a contação de histórias e os jogos literários, despertando o protagonismo, o imaginário, o potencial criativo, o encantamento, o prazer e a sensibilidade para a leitura. Projeto de circulação literária contemplado no edital Bolsa de fomento à literatura do Ministério da Cultura (MINC) em 2015, que prevê a realização de um circuito de atividades de contação de histórias, jogos literários e encontros entre as autoras.
O Projeto aconteceu na manhã da última sexta-feira (08) na Escola Municipal Oásis na Sala de Leitura. As Escolas Municipais Mary Sampaio e Oásis participaram desse projeto através das escritoras Cláudia Lins e Simone Cavalcante, participando dos jogos embolada literária, castelo ilustrado, Luau de encontros e Surfando nos livros, contação de histórias. Jogos que foram criados exclusivamente para interagir com as publicações das duas escritoras.
Proporcionar vivências e o despertar para o prazer de ler, estão entre os objetivos do projeto Ler é Minha Praia, que espera ainda: Auxiliar na interpretação e na busca de novos sentidos para as histórias lidas; Incentivar a prática de rodas de leitura e contação de histórias de diferentes maneiras, possibilitando que crianças e professoras realizem o reconto literário e lancem suas impressões sobre os livros explorados nos encontros. Proporcionar um ambiente onde a leitura aconteça de forma livre, sem as exigências, algumas vezes limitadoras e pouco estimulantes, de diretrizes pedagógicas pré-formatadas.Permitir que o hábito de ler faça parte do tempo de cada um como uma atividade corriqueira, rica de significados, diversão e encantamento, destacou o Secretário de Educação e Esporte Luiz Lobo, falando da importância desse projeto nas escolas do municipio de Palmeira dos Índios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário