quarta-feira, 7 de março de 2012

PALMEIRA DOS ÍNDIOS PROMOVE REUNIÃO SOBRE COOPERATIVISMO

A fim de criar mais oportunidades aos cooperados do município, representantes do Governo Municipal de Palmeira dos Índios se reuniram nesta quarta-feira, 29, com representantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Alagoas (SESCOOP) para debater a importância da educação cooperativista para os palmeirenses. A reunião foi realizada durante toda a manhã no gabinete do prefeito James Ribeiro.

Durante o encontro foram discutidos tópicos como: a articulação de um projeto piloto de coleta seletiva de material reciclado, em parceria com a Organização de Cooperativas do Brasil (OCB\AL) e IFAL (idealizador do projeto), com objetivo principal de promover a melhoria da qualidade de vida da população menos favorecida do município e a promoção de um Fórum Permanente sobre Cooperativismo. “Palmeira dos Índios vive um momento ímpar e o fomento ao sistema cooperativista só tem a acrescentar ao município. Temos exemplos em outros estados de como esse processo vem viabilizando e otimizando a inclusão socio-econômica da população local”, ressaltou a vice-prefeita, Verônica Medeiros.

Foram definidas também ações como a criação de uma cooperativa de coleta material reciclado, capacitação e inclusão de conteúdo didático nas escolas municipais sobre educação/cultura cooperativista e a promoção de capacitações para funcionários de cooperativas locais, com o apoio incondicional, destacado pela secretária municipal de educação Márcia Souza. Segundo a superintendente da OCB/Sescoop, Márcia Túlia Pessôa Túlia, o interesse do município em difundir o estudo cooperativista no município fomentará o desenvolvimento na área empresarial. “Com as visitas a algumas cooperativas pudemos compreender um pouco do que é realizado no município e percebemos o interesse dos cooperativistas em disseminar essa cultura, principalmente com crianças através das escolas municipais”, ressaltou.

Carlos Guedes, diretor geral do IFAL Palmeira dos Índios, frisou a necessidade de eventos voltados para o ensino nas escolas, “que serão vistos mais à frente e acrescentarão resultados totalmente positivos para as comunidades envolvidas; inovar é isto: educar e compartilhar para melhorar”.

A próxima reunião ficou agendada para o próximo dia 5. “A cultura cooperativista é uma das grandes propulsoras de inclusão social e desenvolvimento sustentado, o que faz com que o Governo Municipal articule, através da secretaria, projetos compartilhados com a comunidade e a parceria de ações conjuntas entre iniciativa pública, privada e instituições de ensino”, finalizou o secretário municipal Antonio Oliveira.

Flávia Motta
Diretoria de Marketing e Design
Prefeitura de Palmeira dos Índios

Nenhum comentário:

Postar um comentário