domingo, 5 de dezembro de 2010

SEMED/SETOR PEDAGÓGICO INFORMA 3º FÓRUM CARAVANA DO ESPORTE E CARAVANA DA MÚSICA - PALMEIRA ESTARÁ PRESENTE


As Técnicas Roseneide Bezerra (Secretaria Municipal de Educação) e Mônica Cristina (Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário) representarão o Município de Palmera dos Índios no 3º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música em São Paulo, entre os dias 08 e 12 de dezembro. No evento irão apresentar os trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Esporte Educacional que atende a crianças e adolescentes do município de Palmeira dos Índios.

Grandes artistas, ídolos do esporte e especialistas em esporte, arte e educação irão participar do 3° Fórum Caravana do Esporte e Caravana da Música em São Paulo.

JOELMA TOLEDO
Coordenadora Pedagógica - SEMED

______________________________________________________________________________________

SOBRE O EVENTO: 

Daniela Mercury, Elza Soares, Chico César e o diretor artístico e único brasileiro do grupo Stomp, Marivaldo dos Santos, são alguns dos nomes confirmados para o 3º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música, que acontecerá em São Paulo entre os dias 08 e 12 de dezembro.
A cerimônia de abertura está marcada para quarta-feira (08), no Espaço Sociocultural - Teatro CIEE, na capital paulista, e as atividades serão realizadas de quinta (09) a sábado (12) no Hotel Bourbon Atibaia. O projeto social, que tem como objetivo oferecer educação e desenvolvimento humano por meio do esporte e da arte, é uma iniciativa do canal ESPN, em parceria com o UNICEF, e os Institutos Esporte Educação e Sol da Liberdade.
Pelo terceiro ano consecutivo o evento também contará com a presença de alguns ídolos do esporte nacional como: Lars Grael (vela), Fernando Meligeni (tênis), Patrícia Medrado (tênis), Ana Moser (vôlei), Ida (vôlei) , Claudinei Quirino (atletismo), Antônio Carlos Barbosa (basquete) e Diogo Silva (taekwondo).
A programação de três dias no Hotel Bourbon Atibaia inclui palestras, oficinas, mesas redondas e apresentações artísticas como a do Cirque Erê – o circo da Caravana que conta com performances da equipe de educadores do projeto e terá as participações especiais de Daniela Mercury e Chico César. Os debates abordam temas como políticas públicas, garantia dos direitos humanos, sustentabilidade e ações educativas por meio do esporte e da arte. Entre os mediadores estão Ciça Lessa, secretária-executiva da Rede ANDI Brasil (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), e João Leiva, executivo de captação de recursos.
Em seis anos de atividades, as Caravanas já atenderam diretamente mais de 130 mil crianças e adolescentes, além de 14 mil professores da rede pública de ensino, em 50 municípios de 15 estados brasileiros. A Caravana do Esporte é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, com investimentos da Fundação Telefônica, Itaú, Nextel e Pepsico. A Caravana da Música é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com investimento do Itaú. O programa documentário da Caravana, exibido mensalmente pela ESPN Brasil tem o patrocínio da Petrobras.
Com uma equipe de mestres em educação e uma rede de mais de 50 grandes ídolos do esporte brasileiro, a Caravana leva mensalmente as atividades esportiva e artística, com foco educacional, para municípios de baixos índices sociais do país, tendo como prioridade as seguintes regiões: semi-árido, Amazônia, comunidades tradicionais quilombolas e indígenas, e periferias de grandes centros urbanos. Em seis anos de atuação, os principais resultados obtidos com o projeto são: queda na evasão escolar, maior envolvimento dos pais nas atividades da escola, maior participação das crianças em sala de aula, diminuição da violência e do trabalho infantil, maior motivação dos profissionais da educação pública e construção de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.
A Caravana da Música é aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e com investimento do Itaú. O projeto é realizado desde 2007 pelos parceiros Instituto Sol da Liberdade (ISL), ESPN Brasil e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Ele surgiu da experiência de Daniela Mercury como embaixadora do UNICEF e de seu profundo conhecimento sobre a realidade social do país.
A estratégia de ação social da Caravana da Música tem como foco a arte e a cultura para a educação por meio de atividades musicais e corporais.Professores e coordenadores do ISL aplicam a metodologia nas atividades direcionadas a crianças e jovens da rede pública de ensino e promovem uma capacitação de professores locais para a continuidade e transformação do projeto em política pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário