segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

SEMED INFORMA REALIZAÇÃO DO III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA COM O CAMPO


O III Seminário de Educação Contextualizada com o Campo aconteceu no dia 15 de dezembro de 2010 no município de Arapiraca no Centro de Apoio as Escolas de Tempo Integral, situado na AL 110, Km 71 – Bairro Senador Arnon de Melo (Antigo SESI). Uma realização da Rede de Educação Contextualizada com o Semiárido – RECASA, Prefeitura de Arapiraca, Universidade Estadual de Alagoas - UFAL e Instituições parceiras. Teve como apoio as Prefeituras Municipais, Movimentos sociais e Organizações Não-Governamentais, contribuindo para efetivação de uma proposta educacional que promova o desenvolvimento sustentável no campo.

O III Seminário de Educação Contextualizada com o Campo realizou-se em decorrência de um processo de formação continuada iniciado em 2007 com a consolidação da Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semiárido –RECASA. Durante esse tempo o processo de mobilização foi intenso junto aos municípios dos territórios de Alagoas, porém de uma forma mais assídua no agreste onde está sendo realizado o Projeto de Educação Contextualizada com apoio do MDA, tendo a AAGRA como entidade gestora.

Neste ano de 2010 a RECASA junto com a UFAL organizou o Curso de Formação em Educação Contextualizada com uma carga horária de 80h que se concretizou envolvendo 93 educadores e gestores municipais dos territórios do Agreste, Bacia Leiteira, Médio e Alto Sertão, cada módulo aconteceu de forma itinerante, numa relação de parceria entre órgãos públicos e organizações sociais.

Este seminário aconteceu num formato de celebração em torno das conquistas, bem como das necessidades de evidenciar as expectativas do grupo em torno de uma maior efetivação da política de educação do campo pelo estado. Teve como objetivo geral: - Mobilizar gestores públicos e lideranças sociais para o fortalecimento das Políticas de Educação Contextualizada com o Campo, tendo em vista a efetivação de práticas de Desenvolvimento Sustentável Local a partir da Educação; e, específicos:
-Socializar experiências de educação do campo e tecnologias sociais desenvolvidas nos municípios, instituições e movimentos sociais no ano 2010;
-Celebrar as conquistas em torno da Educação do Campo no ano 2010;
-Construir uma pauta com as necessidades relevantes à uma maior efetivação da Política para Educação do Campo no Estado,

O EVENTO TEVE COMO PROGRAMAÇÃO:
08:00h – Credenciamento
09:00h- Mística e abertura cultural
09:30h – Abertura Oficial
10:30h – Mesa 1
Experiências já consolidadas em Educação do Campo
Palestrantes:
-Serviço de Tecnologias Alternativas - SERTA/PE
-Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade  - SECAD/MEC
-Coordenação: Esmeralda Moura – UFAL
12:00h – Lançamento do Vídeo “Cuidados com a Água” – Viviane – ASA Brasil
12:30h - Intervalo
13:30h – Mesa 2
Caminhada Política da Educação do Campo em Alagoas
Palestrantes:
-Ministério do Desenvolvimento Agrário -MDA
-Secretaria Estadual de Educação - SEE
-Universidade Federal de Alagoas – UFAL
-Coordenação: Júlio César  – Visão Mundial
15h – Apresentação de documento propositivo
15:30h – Celebração em torno das conquistas no ano 2010
16h – Encerramento

Obs: Durante todo evento estiveram expostas as produções das Escolas do Campo desenvolvidas a partir da formação no ano 2010.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário