quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ESC. MUL. CÉLIA MARGARIDA - ALUNOS E PROFESSORES VISITAM A CIDADE DE CARUARU EM ESTUDO NO PROJETO DE ARTE E CULTURA

Os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e seus professores realizaram uma viagem a cidade de Caruaru, no dia 03 de Dezembro de 2010, concretizando mais uma ação do PDE, que visa realizar atividades culturais na escola, desta forma nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história de alguns marcos da  cultura nordestina.
Começamos o nosso City tour/estudo visitando o Alto do Moura, o maior centro de Artes Figurativas das Américas, onde esta localizado a Casa Museu "Mestre Vitalino",  que começou a modelar bonecos aos seis anos de idade, foi o primeiro artista da comunidade a ganhar fama nacional e internacional. O Alto do Moura, concentra mais de 1.000 artesãos que moldam dia-a-dia o homem nordestino, levando nossa cultura até os pontos mais distantes do nosso planeta. Lá, cada residência se transforma em ateliê, envolvendo toda a comunidade local, desde o mais simples ajudante àqueles que moldam o barro transformando-o em arte. Em seguida visitamos o Parque Municipal Ambientalista Severino Motenegro, o parque em questão foi introduzido numa área de 3.600 mts², onde antes, existia uma Fabrica de Asfalto e fica as margens da Avenida José Rodrigues de Jesus, uma das principais entradas de Caruaru, o mesmo está equipado com os seguintes atrativos: Anfiteatro, Praça Central, Lago, Parque Infantil, Lanchonete, Bosque de Pau-Brasil, Banheiros, Memorial do Asfalto, Parque das Esculturas, Diretoria do meio Ambiente, Sementeira Chico Mendes, Jardim de Leitura, Jardim Sensorial, Orquidário, Cascata, Pomar, Composteira e Segurança.  Um outro espaço visitado no nosso roteiro foi a famosa Feira de Caruaru/ Feira de Artesanato, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro das mãos do então Ministro da Cultura Gilberto Gil. Com 250.000m², a Feira de Caruaru, cantada e decantada por Luiz Gonzaga, com a letra da música que leva o mesmo nome da feira, pelo então compositor caruaruense Onildo Almeida.  Finalizando a nossa viagem, visitamos o Museu do Barro, onde esta localizado o Espaço Zé Caboclo, Espaço Elba Ramalho, Pinacoteca Luiza Marciel e Museu do Forró Luiz Gonzaga. O Museu do Barro tem um acervo estimado em 700 peças oriunda do Alto do Moura e seus artesãos, bem como, além da Cerâmica Abelardo Rodrigues - Acervo da Fundarpe com várias peças de artistas plásticos de todo o Nordeste, permitindo uma abordagem das técnicas e estilos de outros pólos cerâmicos e de Artesãos como: Zé do Carmo de Tracunhaém-PE e Ana das Carrancas - Petrolina-PE.
Foi um dia de muito aprendizado e lazer não só para os nossos alunos mas também para todos os professores que nos acompanharam.
 Andréia de Melo Sá
Diretora




























Nenhum comentário:

Postar um comentário