quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ESC. MUL. NOVO HORIZONTE - ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E SEUS PAIS, SÃO ATENDIDOS PELA PSICÓLOGA NA ESCOLA NOVO HORIZONTE.


A Escola Municipal Novo Horizonte, realizou no dia 13 de dezembro de 2010 atendimento aos pais e aos alunos  com dificuldade de aprendizagem, com atendimento individual pela psicóloga Jasivan ricardo Gomes da SEMED.

Cláudia dos Santos Silva
Diretora
SAIBA MAIS:
Na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança.
Segundo especialistas, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar desde cedo um maior atraso no desenvolvimento da fala e dos movimentos do que o considerado 'normal'.
Mas os pais têm que ter cuidado para não confundir o desenvolvimento normal com a dificuldade de aprender. Psicólogos afirmam que "toda a criança tem um processo diferente de desenvolvimento - umas aprendem a andar mais cedo, outras falam mais cedo - e isso é absolutamente normal, não existe um 'padrão' de desenvolvimento. Portanto é importante que os pais respeitem o desenvolvimento geral da criança.
Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração.
Neste caso, a orientação da psicóloga é de "valorizar o que a criança sabe para fortalecer sua auto-estima". Mostrar para a criança o quanto ela e boa em tarefas na qual ela tem habilidade e incentivá-la a desenvolver outras tarefas nas quais ela não é tão boa, é fundamental.
Mas não se deve confundir dificuldade de aprendizagem com falta de vontade de realizar as tarefas. Se os pais acreditam que seu filho apresenta dificuldades de aprendizagem, devem procurar um profissional para receber as orientações.
Para obter resultados concretos é preciso ser feito um trabalho em conjunto entre pais, psicólogos, escolas e professores, que deverão estar envolvidos com um único objetivo: ajudar a criança. E é imprescindível que os pais conheçam seus filhos e conversem freqüentemente com eles para que possam detectar quando algo não vai bem.
Fonte: REDAÇÃO TERRA





Nenhum comentário:

Postar um comentário