terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ESC. MUL. GERSON JATOBÁ REALIZA ‏PROJETO "A VIDA É UMA ARTE "


Oi pessoal, 
Aconteceu hoje nossa última aula do projeto: A VIDA É UMA ARTE. Os meninos do 5° ano “A” ficaram radiantes em fazer a releitura da tela de Portinari*: MENINOS COM PIPAS. Convidamos a todos para que se façam presentes, dia 23/12/2010 às 14 horas  na casa de show aquarius, na II CHAMADA DA EDUCAÇÃO: SISTEMATIZANDO SABERES para prestigiar o trabalho belíssimo dos nossos queridos alunos.
* Candido Portinari nasce no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café, em Brodósqui, no interior do Estado de São Paulo.Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebe apenas a instrução primária e desde criança manifesta sua vocação artística. Aos quinze anos de idade vai para o Rio de Janeiro, em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas-Artes.  Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Parte em 1929 para Paris, onde permanece até 1930.Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, decide ao voltar ao Brasil, no início de 1931, retratar em suas telas o povo brasileiro, superando aos poucos sua formação acadêmica e fundindo à ciência antiga da pintura, uma personalidade moderna e experimentalista.  Em 1952 inicia os estudos para os painéis Guerra e Paz, oferecidos pelo governo brasileiro à nova sede da Organização das Nações Unidas. Concluídos em 1956, os painéis, medindo cerca de 14 x 10m cada 'os maiores pintados por Portinari' encontram-se no hall de entrada dos delegados do edifício-sede da ONU, em Nova York. Em 1954, Portinari realiza, para o Banco Português do Brasil, o painel Descobrimento do Brasil. Neste mesmo ano, tem os primeiros sintomas de intoxicação das tintas, que lhe será fatal. Em 1961 o pintor tem diversas recaídas da doença que o atacara em 1954 - a intoxicação pelas tintas -, entretanto, lança-se ao trabalho para preparar uma grande exposição, com cerca de 200 obras, a convite da Prefeitura de Milão. Candido Portinari falece no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.
Portinari deixou um legado de mais de 5.000 obras entre telas, murais, e etc, expondo nelas temas diversos como o social, a religião, o histórico, a natureza, a figura humana, o não-figurativo, entre outros. Um dos trabalhos mais fantásticos e o mais trabalhado por nossos alunos foram as telas que retratava a infância de Portinari como: meninos com pipas, futebol, etc.













O alvo da minha pintura é o sentimento. Para mim, a técnica é meramente um meio. Porém, um meio indispensável”
Candido Portinari

Agradecemos a colaboração das Coordenadoras Josenilda Barros e Quitéria Barbosa da Secretaria Municipal de Educação. Um agradecimento especial a Diretora Renilda Pereira pelo apoio que foi dado durante todo o trabalho não medindo esforços para que ele fosse realizado. Obrigada também a professora Maria Rosane e Rafaelle Dantas. Não podemos deixar de agradecer o apoio das nossas coordenadoras pedagógicas Valéria Vieira e Angela Maria e um agradecimento muito mais que especial aos alunos do 5° ano “A” pela dedicação, atenção e empenho nas nossas aulas.
Carla Emanuelle Barros Wanderley
Educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário