terça-feira, 31 de maio de 2011

SMAS INFORMA REALIZAÇÃO DE REUNIÃO PARA OS INSCRITOS NO PROGRAMA "MINHA CASA, MINHA VIDA"

O Governo Municipal, “Amor, Ordem e Progresso” Através das secretarias de Assistência Social, Habitação e Infra-estrutura, realizaram na manhã de  hoje (31 de Maio) na casa de Shows Aquários localizada na Rua Capitulino Vasconcelos, uma reunião geral, para orientar os inscritos no Programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto irá beneficiar em nosso município 451 (quatrocentos e cinqüenta e uma) famílias que não tem moradia, na ocasião o número de inscritos é de 3.200 (três mil e duzentos) esse projeto habitacional é do Governo Federal em parceria com o Estado e os municípios.

Comunicação Social -Sec. de Assistencia Social








ESC.MUL. ANTÔNIO B. LEITE - INICIA PREPARATIVOS PARA DAR INÍCIO AO PROJETO "SÃO JOÃO NA ROÇA".

         A Escola Municipal Antônio Barbosa Leite, deu o ponta pé inicial  ao projeto junino no dia 23 de Maio com as turmas da Creche, Educação Infantil, Fundamental I e EJa nos turnos matutino  e vespertino e noturno. Os trabalhos estão acontecendo em sala de aula numa dinâmica de muita participação.
       Este projeto visa integrar a comemoração da  festa junina desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania de crianças e adolescentes, através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo a criança a ampliação do universo lingüístico, pois a festa junina se constitui de uma temática onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando os educandos ao conhecimento da origem da festa junina dos seus símbolos e seus valores.
     As professoras aproveitaram   este momento,  organizaram suas danças,ensaiaram ,  enfeitaram salas com os alunos e realizaram também atividades com jogos pedagógicos.
      A diretora Clébia e sua adjunta Maria Pau Ferro  interagiu com as turmas ajudando na decoração das salas e nos ensaios.
         A culminância do Projeto acontecerá no  dia 17 de Junho a partir das 13:00hs na Associação Frei Damião no   Povoado Canafístula. Será uma festa para toda a comunidade. Teremos apresentações de quadrilhas, danças, desfile de carroças e o tradicional forró  com a comunidade.

Clébia Maria da Silva - Diretora
Postado por: Luiza Maria Cavalcante da Fonsêca - Professora 









SEMED REALIZA PARCERIA E FAZ TODA A DIFERENÇA NO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

          A Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios, com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida de nossos educandos, realizou no último dia 13 de abril, junto à Equipe do Centro de Reabilitação dos Deficientes Físicos de Palmeira dos Índios uma série de atendimentos. Os educandos, oriundos das escolas municipais Dr. Gerson Jatobá Leite, Deputado José Sampaio e Professora Marinete Neves foram atendidos por especialistas nas áreas de Fisioterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Esta equipe vem desempenhando um belo trabalho com a comunidade palmeirense. Isso ficou evidente, pois além de avaliarem os educandos que lá se encontravam, orientaram os pais e responsáveis sobre a necessidade do acompanhamento periódico para estas crianças, como também encaminharam algumas para Neuropediatras e Ortopedistas.
          Isso nos mostra que não podemos trabalhar de forma isolada, o trabalho pedagógico de senvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais só terá sucesso se o educando também tiver um acompanhamento com outros especialistas. É o chamado trabalho em parceria, que visa acompanhar o desenvolvimento dos mesmos em seus aspectos cognitivo, psicossocial, afetivo e emocional. A participação da família é algo que vem superando as expectativas, que já não medem esforços para que seus filhos possam se desenvolver de forma plena e significativa, conquistando espaços antes desconhecidos por alguns.
           Esta ação é apenas uma das muitas que estão por vir, pois já estamos agendando novos momentos onde outras escolas também poderão participar junto com seus educandos.
Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Educação Especial

ESCOLA MARY SAMPAIO NA CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO

DE ACORDO COM A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO A ESCOLA MARY SAMPAIO DO 1° AO 5° ANO PROMOVE O PROJETO RECICLAGEM E A CONSTRUÇÃO DE JARDINS E HORTAS NO ESPAÇO DA ESCOLA.
DO 6° AO 9° ANO ESTAMOS NO DESDOBRAMENTO DE DA PESQUISA DO CENSO AMBIENTAL, COMO TAMBÉM ESTAMOS FAZENDO AS PRIMEIRAS VISITAS: SENDO A PRIMEIRA AO MUSEU XUCURUS PARA CONHECER A HISTÓRIA INDÍGENA, ASSIM COMO CONHECER AS DIVERSIDADES DE OBJETOS QUE CONTÉM NAQUELE ESPAÇO E QUE FALAM DA HISTÓRIA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS. AO MESMO TEMPO EM QUE NO ESPAÇO DA ESCOLA OS ALUNOS DO 7° ANO "A" FIZERAM EM SALA DE AULA UMA PEQUENA DEMONSTRAÇÃO DO ESTUDO DOS INDÍGENAS PALMEIRENSES. 


VERÔNICA - PROFESSORA DE HISTÓRIA
NEIDE - PROFESSORA DO 1° ANO

AUTA TÂNIA - EUNÍCIA - NADJANE




SEMED CONVIDA EQUIPE LOCAL DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS PARA REUNIÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios, CONVIDA a Equipe Local do Plano de Ações Articuladas - PAR "Compromisso Todos pela Educação" para uma reunião que acontecerá no próximo dia 02 de junho, a partir das 14h, na Sede da Secretaria. Contamos com a presença de todos(as) da Equipe/Comitê Local.
******************************************************
ASSUNTO:
NOVO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS 2011-2014 

        ASCOM-FNDE (Brasília) – Municípios e estados já podem planejar suas ações na educação para os próximos quatro anos. O Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec) foi aberto nesta semana para que os gestores informem os dados das suas redes municipais ou estaduais de educação e avaliem o Plano de Ações Articuladas (PAR) ainda em vigor. Em seguida, será elaborado um novo PAR, a vigorar de 2011 a 2014.
            O Plano de Ações Articuladas é um importante instrumento de gestão educacional. Ele é dividido em quatro dimensões: gestão educacional; formação de professores e de profissionais de apoio escolar; práticas pedagógicas; e infraestrutura física e recursos pedagógicos. “Neste primeiro momento, será a hora de refletir, fazer uma auto-avaliação sobre os resultados alcançados no PAR 2008-2011 e, a partir da atual realidade, fazer um bom planejamento das ações educacionais para os próximos anos”, afirma Renilda Peres de Lima, diretora de Assistência a Programa Especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
             Não existe prazo limite para estados e municípios fazerem o diagnóstico e elaborarem o PAR. “Mas é importante que tenham consciência de que todas as transferências de recursos de convênios do FNDE e do MEC e a assistência técnica a municípios, estados e Distrito Federal estão vinculadas à elaboração do PAR”, pondera Renilda.
             O plano de cada estado e município aponta as prioridades a serem atacadas para que a educação melhore e alcance ou ultrapasse as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estipulado pelo Ministério da Educação.
            Para orientar os gestores, o FNDE enviou aos estados e municípios uma cartilha com orientações sobre o preenchimento do Simec. As informações serão a base para o diagnóstico da situação atual e a elaboração do novo PAR. Além disso, o FNDE vai promover uma webconferência, no próximo dia 15 de abril, para dirimir dúvidas sobre a elaboração do novo planejamento.




segunda-feira, 30 de maio de 2011

ESC. MUL. MARINETE NEVES - ALUNOS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE BULLYING MINISTRADA PELOS ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESMAC

Os alunos do Curso de Enfermagem do Cesmac junto a Enfermeira Carla realizaram no mês de maio uma palestra sobre Bullying, com os alunos da Escola Municipal Professora Marinete Neves, uma parceria que só nos enriquece a cada dia.

Bullying  é preciso levar a sério.
Devido ao fato de ser um fenômeno que só recentemente ganhou mais atenção, o assédio escolar ainda não possui um termo específico consensual, sendo o termo em inglês bullying constantemente utilizado pela mídia de língua portuguesa. Existem entretanto alternativas como acossamento, ameaça, assédio, intimidação'', além dos mais informais judiar e implicar", além de diversos outros termos utilizado pelos próprios estudantes em diversas regiões.

Caracterização do assédio escolar

"Acossamento",ou "intimidação" ou entre falantes de língua inglesa bullying é um termo frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco. O cientista sueco - que trabalhou por muito tempo em Bergen (Noruega) - Dan Olweus define assédio escolar em três termos essenciais:
o comportamento é agressivo e negativo;
o comportamento é executado repetidamente;
o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder.

O assédio escolar divide-se em duas categorias:
assédio escolar direto;
assédio escolar indireto, também conhecido como agressão social
 
O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido por meio de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:
espalhar comentários;
recusa em se socializar com a vítima;
intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
ridicularizar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).

O assédio escolar pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.

Adjelma - Diretora Escolar







SEMED – TECNICA REALIZA FORMAÇÃO COM OS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO RODRIGUES GAIA


Segundo os princípios educativos para práticas pedagógicas contemporâneas, é necessário organizar o trabalho escolar em torno de atividades que propiciem o prazer de conhecer, o desejo de descobrir e de fazer e que estimule o aprender a aprender.
 Nessa perspectiva, coordenadora, professoras e a técnica da SEMED responsável pelo ensino fundamental II Josenilda Barros , com a participação especial das técnicas do fundamental I Jeane e Andréia,   objetivando  estimular o gosto do aluno pela aprendizagem,  realizamos neste dia 30, um momento de estudo, onde fizemos levantamento de dados sobre os problemas que dificultam a aprendizagem dos alunos, as ações que a escola realizou para minimizá-los e até saná-los e listar outras possibilidades não experimentadas. Concluimos o trabalho ficando o compromisso de toda escola se envolver no processo de desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos, vivenciando assim uma das finalidades do Projeto Político Pedagógico da escola.
                              
Josenilda Barros
Técnica da Semed



SMS COMUNICA REALIZAÇÃO DE INAUGURAÇÃO DO COMPONENTE ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - CEAF

Nesta quarta-feira, dia 01 de junho às 9:00h, realizará a solenidade de inauguração do COMPONENTE ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - CEAF, localizado na Avenida Manoel Orígenes de Oliveira, 210, Paraíso, próximo ao DNOCS. Compareça!

ESC. MUL. ANTÔNIO B. LEITE - ALUNOS DO 1º E 2º ANO RECEBEM OS LIVROS " A LIGA PELA PAZ".

        A Escola Municipal Antônio Barbosa Leite  recebeu no dia (25) da SEMED os livros  "A LIGA PELA PAZ" para as turmas do 1º  e 2º ano do Ensino Fundamental.
     Este livro faz parte do Programa do Governo Estadual em parceria com o Governo Municipal para ser desenvolvidos nas escolas  municipais
     O objetivo desta disciplina  é resgatar valores e provocar a mudança de atitude no relacionamento entre os integrantes da família, fortalecendo o diálogo. Sua concepção é ouvir e compreender, aceitar fatos e atitudes. De posse desse material a diretora fez a entrega dos mesmos para os alunos nos turnos matutino e vespertino.

Clébia Maria da Silva - Diretora
Postado por: Luiza Maria Cavalcante da Fonsêca - Professora





SEMED INFORMA PARTICIPAÇÃO DE TÉCNICAS DA INSPEÇÃO ESCOLAR EM REUNIÃO ESTADUAL


AS TÉCNICAS DO SETOR DE INSPEÇÃO ESCOLAR DA SEMED DE PALMEIRA DOS INDIOS, EMANUELA MELO E GEÂNE MACHADO PARTICIPARAM NESTE DIA, 30 DE MAIO DE 2011, ÀS 14 HORAS NA ESCOLA ESTADUAL GRACILIANO RAMOS DE UMA REUNIÃO COM AS TÉCNICAS DA 3ª CRE (MARIA APARECIDA AlVES, MARIA CÍCERA BEZERRA E VILMA TEIXEIRA) COM RELAÇÃO AS INFORMAÇÕES REFERENTES AO CENSO ESCOLAR/2011.


Emanuelle Melo e Geâne Machado

 

domingo, 29 de maio de 2011

SEMED – INFORMA PARTICIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DO IV MÓDULO DA ESCOLA ATIVA EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO


A Secretaria Municipal de Palmeira dos Índios teve como participante a Coordenadora Pedagógica, Jeane Vieira, na “Formação do VI Módulo da Escola Ativa em Tecnologia na Educação do Campo”, nos dias 23 à 27 de maio, em Maceió no Hotel Ouro Branco. A Formação teve como participantes os técnicos das secretarias municipais do estado de Alagoas. O objetivo é Promover a formação de técnicos municipais e das Coordenadorias Regionais de Ensino (CRE) do Programa Escola Ativa, que serão multiplicadores dos docentes e que acompanharão sua implementação nas escolas multisseriadas do campo.

Jeane Vieira - Coordenadora Pedagógica - Educação do Campo/SEMED 

 

sábado, 28 de maio de 2011

SMAS REALIZA A VI FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS EDUCADORES DO PETI

           A secretaria Municipal de Assistência Social através do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) realizou no dia 26 de Maio do corrente,  a VI Formação Continuada com os Educadores do Programa, seguindo as atividades desenvolvidas pelo mesmo, em prol das crianças e adolescentes.
            O tema trabalhado foi “O Projeto Junino do PETI”, valorizando e ampliando os conhecimentos sobre a cultura da época: danças, músicas, comidas típicas, parlendas, símbolos juninos, histórias dos santos homenageados: Santo Antônio, São João e São Pedro. Bem como planejamento da culminância do Projeto. Foi responsável pela Formação a Pedagoga do Programa Telma Maria.

Nerisvaldo Silva
Coord. Comunicação Social