quinta-feira, 26 de maio de 2011

SEMED/SETOR PEDAGÓGICO INFORMA QUE ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PLATAFORMA FREIRE



MEC ABRE PERÍODO DE INDICAÇÃO/INSCRIÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

O Ministério da Educação, em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior, está ofertando cursos de aperfeiçoamento, extensão e especialização. Os cursos de formação continuada são destinados aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais que tenham sido registrados no Censo Escolar de 2009 ou no Censo Escolar de 2010. O processo de indicação/inscrição nestes cursos será realizado através da Plataforma Freire.
Os cursos de formação continuada ofertados se encontram divididos em duas categorias: extensão e aperfeiçoamento; e especialização. Os cursos de aperfeiçoamento e os cursos de extensão têm a carga horária entre 30 horas e 220 horas. Já os cursos de especialização, também chamados cursos de pós-graduação lato sensu, têm duração mínima de 360 horas.
Cursos de extensão e aperfeiçoamento
O processo de inscrição de professores da rede pública de educação básica nos cursos de extensão e aperfeiçoamento sofreu algumas mudanças. Agora a indicação dos professores para estes cursos é realizada pelo Diretor de sua escola. Observe o cronograma e o responsável por cada uma das fases.
a) Validação dos nomes dos diretores (responsável: Secretários de Educação): – a partir de 11/05/2011 por tempo indeterminado - Os Secretários de Educação devem confirmar ou alterar a lista de diretores de cada escola do seu município/estado na Plataforma Freire.
b) Indicação dos professores aos cursos de formação continuada pelos diretores: (responsável: Diretores de Escola): – 16/05/2011 até 29/05/2011 – Indicação dos professores para os cursos de formação continuada por parte do Diretor da Escola.
c) Professor confirma ou não o interesse em fazer o curso para qual foi indicado pelo Diretor da Escola (responsável: Professor): – 23/05/2011 até 05/06/2011 – o professor deve confirmar se tem interesse ou não em realizar o curso para o qual foi indicado pelo Diretor da Escola.
d) Validação da indicação do professor pelo Secretário de Educação (responsável: Secretário de Educação) – 06/06/2011 até 16/06/2011 – é o período de validação, pelos Secretários de Educação, das indicações dos professores nos cursos de aperfeiçoamento e extensão. O Secretário deve ter o cuidado de somente validar as pré-inscrições daquele número de professores que ele efetivamente poderá ceder e apoiar para realização dos cursos.
e) Universidades visualizam a lista de professores validados para cada um de seus cursos (responsável: Ministério da Educação): – a partir de 18/06/2011 – estará disponível para as Universidades e Institutos de Ensino Superior, na Plataforma Freire, a lista de professores validados para os cursos de formação continuada.
Cursos de especialização
O processo de inscrição nos cursos de especialização ofertados pela Plataforma Freire é feito diretamente pelos professores da rede pública de educação básica. Observe o cronograma e o responsável por cada uma das fases.
a) Pré-inscrição dos professores nos cursos de especialização (responsável: Professor): – 30/05/2011 até 05/06/2011 – professor realiza a pré-inscrição nos cursos de especialização.
b) Validação da indicação do professor pelo Secretário de Educação (responsável: Secretários de Educação): – 06/06/2011 até 16/06/2011 – é o período de validação, pelos Secretários de Educação, das pré-inscrições dos professores nos cursos de especialização. O Secretário deve ter o cuidado de somente validar as pré-inscrições daquele número de professores que ele efetivamente poderá ceder e apoiar para realização dos cursos.
c) Universidades visualizam na Plataforma Freire a lista de professores validados para cada um de seus cursos (responsável: Ministério da Educação): – a partir de 18/06/2011 – estará disponível para as Universidades e Institutos de Ensino Superior, na Plataforma Freire, a lista de professores validados para os cursos de formação continuada.

Fonte: Plataforma Freire:   http://freire.mec.gov.br/


Joelma Toledo
Coordenadora geral - SEMED
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário