terça-feira, 10 de maio de 2011

ESC. MUL. FRANCISCO PINTO REALIZA VIAGEM DE ESTUDO PARA A CIDADE DE PENEDO

     Os educandos do 8º anos da Escola Municipal Francisco Pinto Pimentel, na sexta-feira (07) realizaram uma aula de campo á cidade de Penedo, com o objetivo de demonstrar a importância da cultura afro-brasileira, holandesa e portuguesa, através da observação de objetos, histórias, museus, conventos do século XVII e XVIII na cidade referida, para o desenvolvimento intelectual do educando com referência ao Brasil colonial, solicitada pela professora Ana Maria Sandes. Os alunos foram acompanhados pela diretora Josélia, coordenadora Jadiana e os professores Ana Maria, Deysiane, Valdomiro, Quitéria e Paula. Ao chegarmos à Penedo, com duas horas e meia de viagem, fomos recepcionados pelo guia “Anthony” que por sua vez realizou seu trabalho.
       O primeiro lugar a ser visitado foi à igreja Nossa Senhora das Correntes que a sua construção foi realizada no século XVIII pela família Lemos, abolicionistas que escondiam em seus compartimentos secretos escravos fugitivos. Considerada por Germain Renê Bazin, historiador Francês e diretor do Louvre o maior belo templo do Brasil.
Em seguida, passamos pela rua do banheiro nas quais suas construções foram feitas no rochedo que deu origem á cidade de Penedo, Prefeitura Municipal, Casa Barão de Penedo, Casa da Aposentadoria, Oratório dos Condenados, Catedral Diocesana de Penedo, Rocheira, Convento Franciscano, Teatro Sete de Setembro e passeio de barco a comunidade de Carrapicho em Sergipe.
        Ao concluirmos o passeio a então comunidade os alunos foram convidados para assistirem uma peça teatral que estava em Penedo, chamada “BOM APETITE” da Cia. Teatral Pé de Vento, cujo mesmo espetáculo está na 4ª edição do projeto Conexão Cultural 2011 Tigre/CRH que percorre o Brasil levando gratuitamente as artes cênicas ás comunidades onde uma sala de teatro é muitas vezes inacessível, seja pelo preço ou mesmo porque não existe.
       A garotada da Francisco Pinto se realizou em viajar para um lugar tão cultural, a qual ainda foi acrescentada a oportunidade de assistirem a apresentação da peça teatral. 

Ana Maria Sandes - Professora













Nenhum comentário:

Postar um comentário