quarta-feira, 18 de maio de 2011

SMAS, SECRETARIAS MUNICIPAIS E ENTIDADES PARCEIRAS REALIZAM CAMINHADA NAS RUAS DA CIDADE REFERENTE AO "18 DE MAIO" DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, via Escolas municipais e Secretarias municipais com organização da Assistência Social,  pasta responsável pelo Serviço de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil, que oferece atendimento especializado a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e exploração sexual, organizaram uma caminhada pelas principais ruas da cidade numa campanha de conscientização da importância da denúncia no combate a esse tipo de crime. A campanha visa também informar que o município pode ajudar as vítimas com uma série de serviços que oferece.

A Campanha começou hoje quarta-feira (18) culminando no centro da cidade, com distribuição de panfletos com informações sobre os locais que esse tipo de crime pode e deve ser denunciado. A campanha enfatiza ainda que a denúncia pode ser anônima.

Édila Canuto, Secretária de Assistência Social está super engajada na campanha para que não fique apenas nessa caminhada deste dia, mas que o município e as Secretarias municipais e escolas estejam a priori com essa luta.  Somos sabedores de que os crimes de abuso sexual e exploração sexual, bem como, maus tratos, se alimentam do medo das vítimas em revelar as agressões. Por isso é importante aproveitar a passagem desse dia para reforçar que a única maneira de acabar com essa forma cruel de violação dos direitos de crianças e jovens é denunciando. Por isso disque 100 para qualquer denúncia. Onde denunciar? No Conselho Tutelar, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), No CMDCA,  Disque Denúncia Nacional pelo número 100, que é gratuito. As denúncias feitas neste telefone são encaminhas às autoridades competentes, preservando o anonimato do autor da ligação.

Os dados são alarmantes. Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que 80% das agressões físicas contra crianças e adolescentes foram causadas por parentes próximos. Os tipos de agressão mais comuns são a violência física, a psicológica e a sexual. Na batalha contra os agressores há uma legião de defensores dos direitos da criança e do adolescente, que não se cala e denuncia os abusos e maus tratos. O Conselho Tutelar é um dos principais órgãos que atuam nessa área de defesa da infância e juventude, zelando pelo cumprimento do ECA. O Conselho Tutelar atende casos em que crianças ou adolescentes tiveram seus direitos violados. De caráter permanente, o Conselho Tutelar faz parte das instituições municipais e tem autonomia para desempenhar as atribuições conferidas pelo Estatuto. As decisões do Conselho são revisadas somente pela autoridade judiciária.

Equipe do CREAS
Parceiros: Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar, UNEAL, CESMAC, UFAL, MPDC, CMDCA.

 


 


 
























 



 












Nenhum comentário:

Postar um comentário