A Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite mais uma vez mostra que a inclusão só tem sentido quando todos vestem a camisa e acredita no que faz. Ao implantar a sala de recursos multifuncionais para atender a seus educandos e os da Escola Municipal Deputado José Sampaio mostrou que incluir requer responsabilidade, pois não basta apenas acolher, é preciso fazer com que os mesmos permaneçam em um ambiente que seja significativo. Neste período trabalhamos o projeto “identidade”, mostrando que o primeiro passo é nos reconhecer como cidadão(ã), o segundo é mostrar ao outro que existimos e que temos direitos e deveres, mas, principalmente que somos muito importante para o desenvolvimento de uma nação.
Ser brasileiro, alagoano e principalmente palmeirense é um grande orgulho para todos nós. As atividades realizadas a cada aula buscam desenvolver competências e habilidades em nossos educandos, pois diferente do que muita gente pensa, a sala de recursos não é para reforço escolar. Cada educando realiza atividades de acordo com suas necessidades. Uma criança com deficiência múltipla (intelectual e física) pode trabalhar com jogos pedagógicos, pois assim aprimorará a coordenação motora e o raciocínio lógico, favorecendo a sua aprendizagem. Já com deficiência auditiva, estuda o alfabeto em libras, aprendendo a se comunicar com as pessoas, além de compreender o mundo a sua volta. Cada deficiência tem atendimento especial e adequado as suas necessidades, por isso que existe critérios sobre a quantidade de educandos para cada momento de estudo, como também o tempo que eles passam estudando neste ambiente do contraturno. Além do acompanhamento com o Educador, as professoras Zélia e Quitéria, também tem o apoio psicológico, onde a psicóloga Jasivan orienta os pais e os encaminha para o Centro de Reabilitação de Palmeira dos Índios ou outra Unidade de Atendimento que o educando necessite.
Este trabalho psicológico acontece mensalmente, não só nesta instituição, outras unidades também são atendidas pela psicóloga. Este trabalho se torna significativo ao percebermos que nossos educandos estão cada vez mais envolvidos nas atividades e seus familiares já percebem grandes avanços na aprendizagem e socialização de seus filhos. Trabalhar com educandos que apresentam alguma(s) deficiência(s) nos mostra que ser diferente faz toda a diferença. Cada um com seu jeito de ser e ver o mundo nos remete ao pensamento de que precisamos nos avaliar e assim refletir, será que o deficiente é ele, ou nós que ainda temos dificuldades ao lidar com as diferenças.
Lembrete aos Educadores da Rede Municipal de Ensino.
As unidades de ensino já receberam o calendário do Curso de Formação Continuada - NAME 2011 (2º Bimestre) que contemplou uma Oficina - Inclusão: necessidades educativas (14/05) e no mês de junho e julho o Curso Básico de Libras (09,10,16,17 e 30/05; 01,07 e 08/06) para o Ensino Fundamental II. Para o Ensino Fundamental I, Avaliação Pedagógica:deficiência intelectual e intervenção pedagógica: deficiência intelectual contamos com a participação de todos os educadores, pois sabemos o quanto é importante a Formação Continuada para nossa prática pedagógica.
Quitéria Barbosa da Costa - Coordenadora da Educação Especial e Professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Dr. Gerson Jatobá Leite.
Jasivan - Psicóloga / Zélia e Quitéria - Professoras
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