terça-feira, 3 de maio de 2011

SMS/PSF REALIZA AÇÕES DE MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA HIPERTENSÃO ARTERIAL

No dia 31 de março e de 14 a 29 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, através das Equipes de Saúde da Família (zonas rural e urbana), realizou ações em prol do “Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”, lembrado em 26 de abril. Além de desenvolver atividades educativas para divulgar as medidas preventivas contra a doença, o objetivo da campanha é fazer a busca ativa de pessoas que têm hipertensão arterial e não sabem.

No Brasil, estima-se que há 50 milhões de pessoas hipertensas, segundo dados do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Porém, apenas 50% dos casos são diagnosticados e a outra metade não sabe que apresenta a doença. Ainda de acordo com a SBH, dos diagnosticados, apenas 40% estão em tratamento, o que representa aproximadamente 10 milhões de pacientes. A única maneira de combater esse mal é trabalhar na mudança de comportamento das pessoas desde a infância, incentivando hábitos saudáveis. É preciso moldar os hábitos das crianças e as instituições de educação têm um papel fundamental.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma série de ações em prol da Campanha. No dia 13, na Praça da Independência, pela manhã, uma equipe multiprofissional, realizaram gratuitamente aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica (IMC); além de distribuição de material informativo e outras atividades preventivas. 

As Equipes de Saúde da Família (Zona rural e urbana), também fizeram uma mobilização em prol do "Dia Nacional de Prevenção e combate à Hipertensão Arterial"; escolhendo cada uma, um dia para realização da Campanha; proporcionando aos usuários palestra educativa, com o propósito de fazer a população entender a dimensão do quanto à vida pode ser poupada com simples atitudes, como o cuidado com a alimentação e a prática regular de exercícios físicos; chamando a atenção, para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da hipertensão. Foram feitas, ainda, medidas de glicemia capilar e aferições da pressão arterial. Na ocasião, houve distribuição de material educativo sobre Hipertensão Arterial, Guia Alimentar Saudável para Todos e Orientação Alimentar para Hipertensos e Diabéticos. Algumas Unidades ofereceram também café da manhã.
            
Parabéns a todos pelo profissionalismo e esforço mútuo. 
Ariadne Passos Torres
Gerente HIPERDIA









Nenhum comentário:

Postar um comentário