quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SMS - COMEMORA O DIA MUNDIAL DA SAÚDE COM AÇÕES PREVENTIVAS PARA A POPULAÇÃO


A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a UNIMED de Palmeira dos Índios comemoraram O DIA MUNDIAL DA SAÚDE e  promoveram uma série de ações com medidas de alerta a população de todas as idades, sobre a importância de prevenção e cuidados com a saúde; reuniram esforços em comum, usando estratégias que vieram implementar as ações de Promoção à Saúde.

Cerca de 500 pessoas foram atendidas, na Praça da Independência, por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da UNIMED. Durante o Evento foram ofertadas gratuitamente, aferição de pressão arterial, teste glicemia capilar, avaliação antropométrica, orientação alimentar e prática regular de exercícios físicos, vacinação contra o vírus H1N1 (população de 20 a 29 anos e doentes crônicos), entrega de preservativos masculinos e femininos, Orientação sobre Dengue, Orientação sobre Higiene Bucal e contribuição de kits para escovação (público em geral).

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA 

CAMPANHA EDUCATIVA  (POPULAÇÃO EM GERAL) 
PARCERIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E UNIMED

 

  
Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, os profissionais das Unidades de Saúde da Família (zona rural e urbana) de Palmeira dos Índios, desenvolveram de 26 a 30 de abril uma série de ações preventivas para garantir o controle da doença, em sua área adstrita.

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL
ATIVIDADE FÍSICA, PALESTRA EDUCATIVA E LANCHE SAUDÁVEL PARA GRUPOS DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS - UNIDADES DE SAÚDE DENILMA BULHÕES E OÁSIS I.

  
Houve também a I atualização sobre diabetes para os profissionais das Equipes de Saúde da Família em 17/05/2010, como também a Implantação do Protocolo de Assistência Farmacêutica para os portadores de diabetes (tipo 1 e 2) insulinodependentes, pela Endocrinologista Drª. Ariádine Barros, no Auditório da UNIMED.

I ATUALIZAÇÃO EM DIABETES PARA AS EQUIPES SAÚDE DA FAMÍLIA E IMPLANTAÇÃO DO PROTOCOLO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA PARA OS PORTADORES DE DIABETES INSULINODEPENDENTES – UNIMED.






Os portadores de diabetes insulinodependentes do município (crianças, adolescentes e adultos), tiveram o I Encontro no IFAL, dia 06/07/2010; com o intuito de serem incluídos no Programa de Auto-monitoramento Glicêmico, de acordo com a Lei Federal nº 11.347, de 2006; de responsabilidade da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na implementação e financiamento dos programas e ações do Sistema Único de Saúde. Desde esse encontro, os portadores de diabetes dependentes de insulina, após avaliação médica, receberam os Monitores de Glicemia, tiras-teste e lancetas e passaram a ter um controle diário da glicemia capilar; ajudando-os assim, a melhorar a sua qualidade de vida. A inclusão de novos usuários é contínua; mensalmente recebem os insumos (tiras reagentes e lancetas).

CAPACITAÇÃO DOS DIABÉTICOS INSULINODEPENDENTES NO AUTOMONITORAMENTO GLICÊMICO - PSF VILA NOVA, PSF OÁSIS II E PSFs DA ZONA RURAL.

 




A Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus são doenças crônicas não-transmissíveis, de alta prevalência em todo o mundo, no Brasil representam 35% e 11%, respectivamente. Hoje são problemas que atingem pessoas de todas as idades, especialmente as minorias  étnicas. Estudos comprovam que a prática de hábitos mais saudáveis, como alimentação balanceada e atividades físicas, podem evitar esses males.
          A Secretaria Municipal de Palmeira dos Índios articulou e promoveu ações com o objetivo de reduzir fatores de risco e a morbimortalidade por hipertensão arterial e diabetes mellitus e suas complicações, priorizando a promoção de hábitos saudáveis de vida, prevenção e diagnóstico precoce e tratamento, com ênfase na Atenção Básica.



Ariadne Passos Torres
Gerente HIPERDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário