quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

COMITÊ PRÓ SELO INFORMA: UNICEF MOBILIZA SEMIÁRIDO PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) discute neste mês, nas cidades de Arapiraca (22 e 23) e Maceió (24 e 25), ações e idéias para a promoção da educação contextualizada e do esporte como ferramentas de cidadania para milhares de crianças do Semiárido Brasileiro. Os encontros fazem parte do o 4º ciclo de capacitações da edição 2009-2012 do Selo UNICEF Município Aprovado,  iniciativa que mobiliza gestores públicos, organizações não governamentais e representantes da sociedade, entre eles adolescentes e crianças, para discutir a realidade social e propor ações de melhoria na vida dos meninos e meninas da região. Atualmente, estão inscritos no programa 41 municípios alagoanos.

São diretamente convidados para as capacitações o articulador(a) do programa de cada cidade, o presidente(a) do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e um mobilizador de cada tema: Educação para a Convivência com o Semiárido e Esporte e Cidadania. O UNICEF demanda também, de maneira indispensável, a presença de um adolescente membro da Comissão Pró-Selo da cidade ou engajado em ações sociais no seu município. O objetivo é trocar experiências sobre o que já vem sendo feito e desenvolver novas ações para a inserção do Semiárido e do esporte na vida educacional de milhares de meninos e meninas.

De acordo com o Coordenador do UNICEF, Salvador Soler, as capacitações são essenciais para a evolução do pensamento a respeito da educação contextualizada e do esporte no Semiárido pernambucano. “As capacitações sobre os temas de participação social abrem uma etapa importante nos municípios. De uma forma geral, muito já se faz com diversas atividades no sentido de melhorar as políticas públicas dirigidas às crianças e aos adolescentes, agora, vamos focar duas dessas. Temos verificado que os municípios que praticam a educação contextualizada têm tido resultados melhores na educação de suas crianças e adolescentes que aqueles que não utilizam essas metodologias. Também é fato que o esporte, além de uma prática saudável, pode significar um importante instrumento para construção da cidadania. Os professores podem desenvolver uma enorme gama de reflexões, referentes à consideração da convivência com o diferente, disciplina, resultados positivos, negativos, objetivos comuns, reflexão crítica dentre outras tantas possibilidades.”

Ainda segundo Soler, inserir o universo da criança no seu processo escolar é um investimento na qualidade da educação e, por conseguinte, na qualidade de vida dos estudantes. “A contextualização permite que os adolescentes vinculem sua aprendizagem à sua vida, à sua cidade com o seu clima e às suas condições sociais. As matérias escolares são vividas de forma prática, vinculadas ao dia-a-dia das crianças e adolescentes, descobrindo assim aspectos práticos que de outra forma não o fariam. Esperamos que estas atividades propostas beneficiem um bom número de adolescentes e que sirvam para firmar políticas públicas nos municípios que participam do Selo UNICEF”, explica.

Os representantes devem confirmar presença pelo telefone (81) 3059.5700, Fax (81) 3059.5719 ou pelo e-mail: recife@unicef.org.

Veja abaixo as datas e locais determinados para cada município.

Arapiraca – 22 e 23 de fevereiro


Municípios: (Pólo I - 22 e 23/02): Arapiraca,Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maravilha, Olho d`Água das Flores, Olivença, Palmeira dos Índios, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São Sebastião, Taquarana, Teotônio, Vilela, Traipu, Jequiá da Praia.

Observação: Os participantes da capacitação em Arapiraca devem estar presentes nos dois dias de evento. O UNICEF aconselha a todos que organizem seus transportes e estadias com antecedência
.
Local: Auditório do Centro de Apoio à Educação Integral II (Antiga Prefeitura de Arapiraca) Praça Luiz Pereira Lima, 82, Centro, Arapiraca/AL.

Agenda

1º dia – 22/02/2011 - Tarde
13:00 - Abertura
13:15 - Dinâmica de acolhimento
13:30 - Tema: Educação para a Convivência com o Semiárido
Debate
16:00 - Apresentação de experiências
17:00 - Encerramento

2º dia – 23/02/2011 =- Manhã

08:00 - Abertura
08:15 - Dinâmica de acolhimento
09:00 - Tema: Esporte e cidadania Debate
11:30 - Apresentação de experiências
13:00 - Encerramento e lanche

Maceió – 24 e 25 de fevereiro


Local: UNCISAL – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Rua Doutor Jorge de Lima, 113 - Trapiche da Barra

Municípios: (Pólo II - 24 e 25/02): Belém, Chã Preta, Coruripe, Feliz Deserto, Flexeiras, Ibateguara, Mar Vermelho, Novo Lino, Penedo, Piaçabuçu, Quebrangulo, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Tanque d`Arca, União dos Palmares, Viçosa, Jequiá da Praia.


Observação: Os participantes da capacitação em Maceió devem estar presentes nos dois dias de evento. O UNICEF aconselha a todos que organizem seus transportes e estadias com antecedência.

Agenda
1º dia – 24/02/2011 - Tarde
13:00 - Abertura
13:15 - Dinâmica de acolhimento
13:30 - Tema: Educação para a Convivência com o Semiárido
Debate
16:00 - Apresentação de experiências
17:00 - Encerramento

2º dia – 25/02/2011 - Manhã

08:00 - Abertura
08:15 - Dinâmica de acolhimento
09:00 - Tema: Esporte e cidadania Debate
11:30 - Apresentação de experiências
13:00 - Encerramento e lanche


Lucas Cardim/Via Design, especial para Selo UNICEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário