segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SEMED REALIZA O I ENCONTRO PEDAGÓGICO 2011 DE EDUCAÇÃO INFANTIL


O Setor de Educação Infantil promoveu nos dias 23 e 24 de fevereiro o 1º Encontro Pedagógico sobre Educação Infantil com os Diretores e Coordenadores Pedagógicos da rede municipal de ensino. O encontro teve inicio com um passeio pedagógico onde visitamos as obras da futura creche no bairro de Palmeira de fora e o Centro de Educação Infantil José Delfim da Mota Branco com o objetivo de conhecer a infra-estrutura como também o cotidiano pedagógico daquela instituição, tendo a participação do Baú de Leitura. Logo em seguida no Auditório da Escola Municipal Gerson Jatobá Leite refletimos sobre o papel do coordenador pedagógico e do diretor diante de várias temáticas essências para o desenvolvimento integral da criança, como:

As cem linguagens da criança;
Objetivo geral da educação infantil;
A visão de criança: o sujeito do processo de educação;
O currículo na Educação Infantil;
O processo de desenvolvimento integral da criança;
O cotidiano da Educação Infantil;
O cuidar/Educar e Brincar;
Estrutura e funcionamento da Educação Infantil;
A proposta pedagógica da educação infantil/Sistema NAME de Ensino;
Avaliação na Educação Infantil;
Indicadores de Qualidade na Educação Infantil;
A Convivência com o Semiárido e a Educação Infantil.

É importante ressaltar que todas essas temáticas teve como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Foi um encontro bastante participativo, dinâmico e essencial, pois as temáticas enfatizaram a base que fundamenta a tão sonhada Educação Infantil de Qualidade.
  

SALÉSIA MARIA CAVALCANTE SANTOS
COORDENADORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL



As Cem Linguagens da Criança.
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, cem pensamentos,
cem modos de pensar, de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem),
mas roubaram‐lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam‐lhe a cabeça do corpo.
Dizem‐lhe: de pensar sem as mãos, de fazer sem a cabeça,
de escutar e de não falar, de compreender sem alegrias,
de amar e maravilhar‐se só na Páscoa e no Natal.
Dizem‐lhe: de descobrir o mundo que já existe e de cem,
roubaram‐lhe noventa e nove.
Dizem‐lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia,
a ciência e a imaginação, o céu e a terra, a razão e o sonho,
são coisas que não estão juntas.
Dizem‐lhe: que as cem não existem.
A criança diz: ao contrário, as cem existem.
 (Loris Malaguzzi)

VISITA AO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSOR DR. JOSÉ DELFIM DA MOTA BRANCO










 VISITA AO LOCAL ONDE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA A CRECHE

  

 



ESTUDO NA ESCOLA DR. GERSON JATOBÁ LEITE




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