quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SMAS/CRAS EM PARCERIA COM A UFAL E A UNEAL LANÇA PROJETO SÓCIOFAMILIAR EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

O CRAS é um serviço de proteção básica do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), que tem por finalidade promover meios para fortalecimento de vínculos familiares e da convivência comunitária, desenvolvendo o sentido de pertencimento territorial nas pessoas em situação de vulnerabilidade social. É portanto, um serviço de referência para escuta, informação, apoio psico-social, defesa, inclusão nos serviços das demais políticas públicas e, especialmente, para  desenvolvimento de competências e oportunidades de inclusão no mundo de trabalho e renda.

Neste sentido, a partir da deliberação do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social de Palmeira dos Índios), para utilização dos recursos financeiros do piso básico de transição (transferência pecuniária do Fundo Nacional de Assistência Social para o município, destinado ao custeio de ações sócioassistenciais continuadas de proteção social básica) em atividades sócio-educativas voltadas para famílias vinculadas à FUNDANOR 1, o CRAS elaborou o projeto intitulado “Melhor qualidade de vida para as crianças e os adolescentes da FUNDANOR e das comunidades vizinhas e suas respectivas famílias”. Em razão de alguns percalços administrativos, o projeto aprovado pelo CMAS, em agosto de 2009 o projeto não foi executado. Entendendo tratar-se de uma ação de grande relevância e impacto social, foi elaborado o presente projeto de extensão universitária, com o intuito de realizar os objetivos da ação planejada inicialmente no CRAS, revisando algumas atividades e propondo uma perspectiva metodológica diferenciada, que integre e amplie as possibilidade de inclusão e articulação de outros projetos e serviços em andamento, com vistas a fomentar processos de qualificação sócio-ocupacional e de estímulo à convivência sociofamiliar, centrada no exercício da cidadania.

A coordenação deste projeto, vinculada à UFAL/Polo Palmeira dos Índios, figurará, assim, como grupo assessor do CRAS, para implementação do projeto de proteção social demandado pela população.
Geral:
• Promover a inclusão social de crianças, adolescentes, idosos e familiares através do desenvolvimento das capacidades produtivas e artístico-culturais do município.
Específicos:
• Investir na capacitação e qualificação em atividades produtivas como horta, carpintaria e panificação para que adolescentes, idosos e seus familiares desenvolvam habilidades para planejar novas possibilidades sócio-ocupacionais, bem como as crianças da creche e seus familiares;
• Ofertar oficinas educativas para que os grupos do projeto possam obter a oportunidade de se tornarem agentes multiplicadores de educação ambiental, higiene corporal, relacionamento pessoal e cidadania.

Por: Marta Patrícia Vilela Lima Silva
              Graduada em Serviço Social - UFAL
















Nenhum comentário:

Postar um comentário