sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ESC. MUL. ANTONIO FERNANDES REALIZA PROJETO DE LEITURA COM PRODUÇÃO DE GIBIS

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antonio Fernandes da Costa, vivenciaram neste mês de dezembro o projeto de leitura com produção do gênero textual “Histórias em Quadrinhos (HQs)” em sala de aula. Buscou-se com esse estudo enfatizar a leitura e os conteúdos relativos à gramática da Língua Portuguesa, e com isso instigar a criatividade para a construção de textos e a criação da arte gráfica propiciando a interação entre os alunos.

Com a ajuda do livro didático relativo à disciplina de Língua Portuguesa, começou-se a leitura e interpretação de HQs. Uma vez que o livro traz essa proposta de produção de pequenas HQs, ilustrando e contextualizando meios de preservação do meio ambiente, quais os danos que se tem se não preservar, a harmonia com a natureza e os benefícios de se ter um bom relacionamento com todas as riquezas naturais do planeta.

Uma forma interessante de se discutir o assunto meio ambiente foi da maneira de gênero escrito e desenhado, visto que, a leitura dar-se-á de forma mais atrativa. Os alunos conheceram este gênero textual, suas características e temáticas abordadas e desenvolveram habilidades de escrita nas HQs. Houve também, apresentação dos materiais produzidos para apreciação e discussão da turma.

As experiências obtidas ajudaram na compreensão linguístico-textual dos alunos além de terem propiciado a criatividade linguística e artística de todos participantes. A capacidade cognitiva e criativa dos alunos foi expressa livremente. Os materiais produzidos por eles estão sempre sendo retomados em atividades posteriores em sala de aula.

 Cleversson Vieira - Professor
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário