sábado, 31 de dezembro de 2011

UNIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INFORMA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

No último mês de dezembro, mais precisamente no dia 13/12 a Coordenação da Unidade da Educação Especial realizou o último encontro com os educadores da Rede Municipal de Ensino na Perspectiva da Educação Inclusiva. O tema abordado foi “O Lúdico no Caminho da Inclusão”.
Os educadores tiveram a oportunidade de vivenciar atividades onde a ludicidade esteve presente o tempo todo. Iniciamos com uma calorosa acolhida onde cada participante colocou seus desejos para 2012 na árvore dos sonhos. E com a participação da professora Eliege, tivemos momentos para dramatizar, cantar, recitar e até ouvir belas histórias infantis. Pela animação do grupo participante deu para perceber que a ludicidade precisa está presente em nossas vidas.

Sabendo que o brincar é uma necessidade Básica, assim como é a nutrição, a saúde, e a habitação a educação. Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

Destacamos também que o lúdico pode constituir-se em uma possibilidade de um novo olhar para os jovens e adultos, na qual esses alunos que não tiveram oportunidades educacionais na idade própria e retornaram à escola na tentativa de superar o tempo perdido, possam encontrar na escola um ambiente prazeroso, descontraído e de satisfação pessoal. É neste contexto que a escola de jovens e adultos pode tornar-se para os educandos um espaço privilegiado de formação com metodologias divertidas e dinamizadas, desfrutando de momentos prazerosos ao mesmo tempo construindo um conhecimento escolar agradável.

Acreditar que a formação continuada favorece a construção de novos conhecimentos e que novas práticas pedagógicas podem e devem ser desenvolvidas no ambiente escolar é acreditar que educação transforma as pessoas, da mesma forma que as pessoas contribuem na transformação de uma nação. A educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva acredita que uma escola inclusiva é aquela que acolhe a todos sem distinção de raça, cor ou deficiência. Pois aprender é um direito de todos.

A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não
pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto
lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural,
colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil,
facilita os processos de socialização comunicação, expressão e construção
do conhecimento (SANTOS, 1997, p 12).

Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Unidade de Educação Especial
















Nenhum comentário:

Postar um comentário