sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SMS/PM DE PREVENÇÃO AS DST’S-AIDS RELIZOU SEMANA DE LUTA CONTRA AIDS


   A Secretária Municipal de Saúde/Programa Municipal de Prevenção as DST’S/AIDS realizou a Semana de Luta Contra a AIDS no intento de mobilizar e conscientizar a população sobre a incidência do HIV, as formas de transmissão, riscos de contaminação, como é realizado o diagnóstico, e a prevenção. Vários eventos foram realizados havendo abordagem da população em geral.
  A AIDS representa hoje um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade, em função de seu caráter pandêmico e de sua gravidade. Não possui cura ou vacina. Uma vez instalado, o vírus do HIV destrói as células de defesa, deixando o corpo propenso a infecções oportunista.
  A prevenção, como por exemplo, uso da camisinha em todas as relações sexuais e o não compartilhamento de seringas, é a única forma de evitar a contaminação  pelo vírus HIV. A AIDS é uma realidade que precisamos combatê-la.
    Foram realizadas várias ações em Saúde na Praça da Independência onde fornecemos avaliação física, teste de glicemia, vacinação, e orientações com álbuns demonstrativos sobre o HIV/AIDS.
    Neste evento contamos com a parceria do NUPS, dos acadêmicos de enfermagem do CESMAC e dos alunos da escola de enfermagem Santa Juliana. Já no Laboratório Remi Maia realizou-se o “Fique Sabendo” o teste rápido do HIV, e várias pessoas realizaram os testes. O principal objetivo desses eventos é chamar atenção da população a uma doença grave e que não tem cura, nem vacina, que a prevenção ainda é o melhor remédio para a AIDS e fazer o teste sorológico é a única forma de saber se é positivo para o HIV ou não.
    Todos na luta contra a AIDS!
Agradecemos a parceria da UNIMED, LAMEPI, VALEDOURADO e a CASAL!
Amanda Suziane da Silva Alves.
Gerente do Programa Municipal de Prevenção as DST'S.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário