A Escola Municipal Pedro Rodrigues Gaia, localizada no Povoado Coruripe da Cal, reuniu nesta sexta feira (25) o corpo docente, funcionários, equipe técnica (da escola matriz e extensões), técnicos da Secretaria de Educação e da Secretaria de Meio Ambiente para dialogar o Eixo de Participação Social do SELO Unicef, com o Tema: “Educação para a Convivência com o Semiárido” no Roteiro 3 Meio Ambiente e as questões dos recursos naturais, resíduos, serviços municipais e processos educativos.
O encontro aconteceu com estudos do Itinerário Pedagógico e planejamentos no horário da manhã, que foi de riquíssima importância para a continuidade do trabalho que a escola vem realizando para a melhoria e preservação do meio ambiente. O objetivo foi planejar a didática das aulas, dinâmicas e exercícios, de acordo com calendário/plano escolar e também a rotina de trabalho das equipes. A escola selecionou previamente alguns temas em aulas com os alunos para serem pontos de pesquisas na comunidade:
TEMÁTICAS
- RECURSOS NATURAIS:
1. MINERAÇÃO – Jazidas de Cal - benefícios e prejuízos (existentes no Povoado).
2. ÁGUA – na escola, na comunidade e no município (açudes, poços, rios e riachos, reservatórios, formas de abastecimentos, estação de tratamento – quantidade e qualidade, uso).
3. RIO CORURIPE E RIO LUNGA – nascente e percurso, desagua, poluição, revitalização, utilidade.
4. VEGETAÇÃO – fauna e flora da região - diversidade de espécies local - reflorestamento, horta.
5. SOLO – tipos da região.
- RESÍDUOS:
1- 1- coleta;
2- 2- reciclagem (oficinas);
3- 3- destino.
- SERVIÇOS MUNICIPAIS:
1- ampliação da coleta de resíduos;
2- construção de banheiros em algumas residências;
3- reativação e manutenção de poços (DNOCS).
1- ampliação da coleta de resíduos;
2- construção de banheiros em algumas residências;
3- reativação e manutenção de poços (DNOCS).
- PROCESSO EDUCATIVO:
1- criação do COM VIDA;
2- reciclagem (sensibilização);
3- destino dos resíduos da escola;
4- palestras ligadas aos temas estudados;
5- criação da Agenda 21.
4- palestras ligadas aos temas estudados;
5- criação da Agenda 21.
Após o almoço oferecido pela escola, a proposta foi que, no horário da tarde, todos saíssem em campo para visitar e conhecer as comunidades rurais onde funcionam as extensões da escola e de onde advém os alunos que estudam do 6º ao 9º ano na escola matriz. As comunidades visitadas foram: Poço da Onça, Cabaceiros, Caldeirão e Lage do Caldeirão onde lá conhecemos a situação atual do Rio Lunga, que no meses passados transbordou levando o Cemitério da comunidade, estando agora seco. Foi observado por todos o itinerário que os alunos fazem para chegar a escola, muitos professores ainda não conheciam. A aula de campo foi altamente maravilhosa, concluímos o percurso na escola de Cabaçeiros, onde fomos recebidos com um delicioso lanche feito com carinho pelas pessoas da comunidade/escola. Foi um dia muito produtivo.
Ilma Ribeiro
Diretora
ESC. MUL. PEDRO RODRIGUES GAIA - POV. CORURIPE DA CAL - P. DOS ÍNDIOS - AL
ESTUDANDO EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
CONHECENDO CERCAS DE GARRAFAS PETI QUE OS ALUNOS ESTÃO FAZENDO PARA PREPARAR O LUGAR ONDE SERÁ CONSTRUÍDA A HORTA DA ESCOLA
ÚLTIMA PARADA NO SÍTIO CABAÇEIROS
Escola mul. Pedro Rodrigues Gaia escola da zona rural trabalhando em defesa do meio ambiente com reciclagem.
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