sábado, 26 de março de 2011

ESC. MUL. PEDRO RODRIGUES GAIA REUNI TECNICOS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DE MEIO AMBIENTE PARA ESTUDAR ITINERÁRIO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO.

A Escola Municipal Pedro Rodrigues Gaia, localizada no Povoado Coruripe da Cal, reuniu nesta sexta feira (25) o corpo docente, funcionários, equipe técnica (da escola matriz e extensões), técnicos da Secretaria de Educação e da Secretaria de Meio Ambiente para dialogar o Eixo de Participação Social do SELO Unicef, com o Tema: “Educação para a Convivência com o Semiárido” no Roteiro 3 Meio Ambiente e as questões dos recursos naturais, resíduos, serviços municipais e processos educativos.

O encontro aconteceu com estudos do Itinerário Pedagógico e planejamentos no horário da manhã, que foi de riquíssima importância para a continuidade do trabalho que a escola vem realizando para a melhoria e preservação do meio ambiente. O objetivo foi planejar a didática das aulas, dinâmicas e exercícios, de acordo com calendário/plano escolar e também a rotina de trabalho das equipes. A escola selecionou previamente alguns temas em aulas com os alunos para serem pontos de pesquisas na comunidade:

TEMÁTICAS

- RECURSOS NATURAIS:
1.   MINERAÇÃO – Jazidas de Cal - benefícios e prejuízos (existentes no Povoado).
2.    ÁGUA – na escola, na comunidade e no município (açudes, poços, rios e riachos, reservatórios, formas de abastecimentos, estação de tratamento – quantidade e qualidade, uso).
3.   RIO CORURIPE E RIO LUNGA – nascente e percurso, desagua, poluição, revitalização, utilidade.
4.   VEGETAÇÃO – fauna e flora da região - diversidade de espécies local - reflorestamento, horta.
5.   SOLO – tipos da região.

- RESÍDUOS:
1-   1- coleta;
2-   2- reciclagem (oficinas);
3-   3- destino.

- SERVIÇOS MUNICIPAIS:
1- ampliação da coleta de resíduos;
2- construção de banheiros em algumas residências;
3- reativação e manutenção de poços (DNOCS).

 - PROCESSO EDUCATIVO:
1- criação do COM VIDA;
2- reciclagem (sensibilização);
3- destino dos resíduos da escola;
4- palestras ligadas aos temas estudados;
5- criação da Agenda 21.

Após o almoço oferecido pela escola, a proposta foi que, no horário da tarde, todos saíssem em campo para visitar e conhecer as comunidades rurais onde funcionam as extensões da escola e de onde advém os alunos que estudam do 6º ao 9º ano na escola matriz. As comunidades visitadas foram: Poço da Onça, Cabaceiros, Caldeirão e Lage do Caldeirão onde lá conhecemos a situação atual do Rio Lunga, que no meses passados transbordou levando o Cemitério da comunidade, estando agora seco. Foi observado por todos o itinerário que os alunos fazem para chegar a escola, muitos professores ainda não conheciam. A aula de campo foi altamente maravilhosa, concluímos o percurso na escola de Cabaçeiros, onde fomos recebidos com um delicioso lanche feito com carinho pelas pessoas da comunidade/escola. Foi um dia muito produtivo.

Ilma Ribeiro
Diretora

ESC. MUL. PEDRO RODRIGUES GAIA - POV. CORURIPE DA CAL - P. DOS ÍNDIOS - AL
 



ESTUDANDO EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO 














 CONHECENDO CERCAS DE GARRAFAS PETI QUE OS ALUNOS ESTÃO FAZENDO PARA PREPARAR O LUGAR ONDE SERÁ CONSTRUÍDA A HORTA DA ESCOLA 




CONHECENDO AS COMUNIDADES VIZINHAS ATENDIDAS PELA ESCOLA













ÚLTIMA PARADA NO SÍTIO CABAÇEIROS





Um comentário:

  1. Escola mul. Pedro Rodrigues Gaia escola da zona rural trabalhando em defesa do meio ambiente com reciclagem.

    ResponderExcluir