Na manhã de hoje (15), aconteceu na Casa Museu Graciliano Ramos o II Fórum do Projeto FICAI - Ficha do Aluno Infrequente - em Palmeira dos Índios e teve como Tema a Campanha lançada pelo Unicef "O IMPACTO DO RACISMO NA INFÂNCIA". Os palestrantes do dia foram a Professora Esmeralda Moura e a Professora Edilma Gomes. Estiveram presentes: professores, alunos, pais de alunos, autoridades municipais e comunidade em geral. O Projeto é realizado em parceria com o Ministério Público, Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.
Para abrilhantar o evento o Grupo de Capoeira do Programa Pró Jovem Adolescente do Povoado Bonifácio fez uma belíssima apresentação para o público presente.
O evento teve como objetivo sensibilizar pais, professores, diretores e equipes tecnicas das escolas para buscar meios possíveis e adequados que possibilitem a permanência do aluno na escola.
O Projeto FICAI, visa desenvolver as ações educacionais integradoras para superar as insuficiências que decorem de interpretações parciais, sobretudo, as do disposto no artigo 56, inciso II, do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. A infrequência, a evasão, a repetência, o fracasso, em suma são desafios cujo enfrentamento é responsabilidade de toda a sociedade orgnizada, pois, eles se complementam e perversamente atuam de forma marcante no sentido de excluir, sobretudo o aluno das classes populares do sistema escolar. O Projeto objetiva combater a evasão escolar dos alunos do ensino fundamental da rede pública municipal, subsidiando a comunidade escolar e as instituições envolvidas, no sentido de realizar ações efetivas que garantam o acesso e a anutenção do aluno na escola, bem como promover ações alternativas que possibilitem a inclusão do aluno no processo escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário