terça-feira, 15 de março de 2011

SEMED REALIZA II FÓRUM DO PROJETO FICAI EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS COM TEMA "O IMPACTO DO RACISMO NA INFÂNCIA".

Na manhã de hoje (15), aconteceu na Casa Museu Graciliano Ramos o II Fórum do Projeto FICAI - Ficha do Aluno Infrequente - em Palmeira dos Índios e teve como Tema a Campanha lançada pelo Unicef  "O IMPACTO DO RACISMO NA INFÂNCIA". Os palestrantes do dia foram a Professora Esmeralda Moura  e a Professora Edilma Gomes. Estiveram presentes: professores, alunos, pais de alunos, autoridades municipais e comunidade em geral. O Projeto é realizado em parceria com o Ministério Público, Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.

Para abrilhantar o evento o Grupo de Capoeira do Programa Pró Jovem Adolescente do Povoado Bonifácio fez uma belíssima apresentação para o público presente.

O evento teve como objetivo sensibilizar pais, professores, diretores e equipes tecnicas das escolas para buscar meios possíveis e adequados que possibilitem a permanência do aluno na escola.

O Projeto FICAI,  visa desenvolver as ações educacionais integradoras para superar as insuficiências que decorem de interpretações parciais, sobretudo, as do disposto no artigo 56, inciso II, do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. A infrequência, a evasão, a repetência, o fracasso, em suma são desafios cujo enfrentamento é responsabilidade de toda a sociedade orgnizada, pois, eles se complementam e perversamente atuam de forma marcante no sentido de excluir, sobretudo o aluno das classes populares do sistema escolar. O Projeto objetiva combater a evasão escolar dos alunos do ensino fundamental da rede pública municipal, subsidiando a comunidade escolar e as instituições envolvidas, no sentido de realizar ações efetivas que garantam o acesso e a anutenção do aluno na escola, bem como promover ações alternativas que possibilitem a inclusão do aluno no processo escolar.

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário