terça-feira, 27 de setembro de 2011

ESC. MUL. FRANCISCO PINTO REALIZA AULA DE CAMPO NA CIDADE DE PAULO AFONSO/BA , COM ALUNOS DO 9º E 7º ANOS.

Os educandos do 7º e 9º anos da Escola Municipal Francisco Pinto Pimentel, no sábado dia (24) realizaram uma aula de campo à cidade de Paulo Afonso, com o objetivo de demonstrar a importância aos alunos do Rio São Francisco para o povo nordestino e principalmente o alagoano, através da observação da CHESF na cidade referida, para o desenvolvimento intelectual do educando com referência ao potencial hidrelétrico, solicitada pela professora Ana Maria Sandes. Os alunos foram acompanhados pela diretora Josélia, coordenadora Jadiana e os professores Ana Maria, Deysiane, Edilaine e Valdomiro. Ao chegarmos à Paulo Afonso, com três horas e meia de viagem, fomos recepcionados pelo guia “João” que por sua vez realizou seu trabalho.

O primeiro lugar a ser visitado foi o monumento do “Touro e a sucuri”, pois a história desta escultura está relacionada com as transformações feitas pelo homem para desviar o curso do Rio São Francisco, aproveitando suas quedas d’água. É uma obra de Diocleciano Martins de Oliveira inspirada no poema de Castro Alves. No monumento, a força da natureza é representada pela Sucuri e o esforço do homem representado pelo Touro, que através da técnica tenta dominá-la.
Em seguida, passamos pelas comportas de Capuxú são as primeiras a serem visitadas e com as chuvas no leito da barragem de Moxotó observamos um grande fluxo de água. Do primeiro mirante avista parte do cânion do São Francisco, vegetação de caatinga, muitas craibeiras floridas e uma grande queda d’água.

Partindo para os drenos de areia, barragem Delmiro Gouveia, poço de serviços e elevação (O guia explica todo o processo de geração de energia e mostra que a hidrelétrica de Paulo Afonso é uma das maiores obras de engenharia do país, por ser a primeira construída através dos desníveis do rio São Francisco, apesar de ser uma hidrelétrica tecnicamente ainda mecânica, diferente de Xingo, considerada uma das mais modernas do país). Em seguida conhecemos: saltos do croata, complexo de usinas I,II,III, ilha do urubu, cachoeira de Paulo Afonso, a vista da usina angiquinhos,  A Usina de Angiquinho foi a primeira hidroelétrica do nordeste, inaugurada em 1913 pelo empresário Delmiro Gouveia. A idéia era abastecer a nascente indústria têxtil e levar água para a cidade de Pedra (atual Delmiro Gouveia),  represa, jardim dos namorados.

E para concluir a aula de campo nos dirigirmos a ‘’Casa de Artesanato” onde a tradição de tecer nos teares manuais é uma das atividades preservadas em Malhada Grande, distrito de Paulo Afonso, situada a 18 km do centro. Nos teares rústicos, famílias inteiras produzem tapetes, redes, colchas, almofadas, dentre outras peças. A manufatura de tecelagem e crochê faz de Malhada Grande um singular pólo de artesanato. Os produtos de Malhada Grande já correm mundo, sendo comercializados na Itália e outros países europeus e nos Estados Unidos e Canadá.

Ana Maria Sandes - Professora de História.












Nenhum comentário:

Postar um comentário