Ouvidoria da Saúde - Um Direito do Cidadão
Dúvidas, Reclamações, Denúncias, Sugestões e Elogios.
O que é Ouvidoria
A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é um canal direto de comunicação entre a Secretaria e o Cidadão. É uma porta aberta para a participação popular, onde o cidadão se manifesta através do esclarecimento de dúvidas, envio de críticas, reclamações, denúncias ou sugestões, possibilitando o exercício da cidadania.
Qual o objetivo da Ouvidoria?
Criar um canal de articulação entre o cidadão que exerce seu papel no controle social e a gestão da saúde no município, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Atribuições
*Ouvir o cidadão, garantindo sempre uma resposta satisfatória ao seu pedido;
*Atuar na medição de conflitos entre o usuário e a instituição, procurando personalizar o atendimento ao usuário, sem burocracia;
*Agir sempre com transparência, imparcialidade e respeito, resguardando o sigilo;
*Obter contribuição da sociedade para a melhoria dos serviços prestados pela Secretaria, identificando pontos críticos, tendo como base as demandas dos usuários;
Como recorrer a Ouvidoria?
Todas as pessoas podem recorrer de forma democrática à Ouvidoria, para fazer reclamações, denúncias, apresentar sugestões ou tirar dúvidas, através do telefone, por e-mail ou pessoalmente na sala da OUVIDORIA. Não é obrigatório se identificar, porém, é importante para assegurar resposta a sua manifestação.
Papel do Ouvidor
O papel o ouvidor público, uma vez recebida a manifestação, é entrar em contato com o setor responsável pelo assunto e notificar o problema. O ouvidor não decide ou resolve o problema, mas acompanha e cobra a solução até o final do processo, mantendo o reclamante informado.
Tirando dúvidas
- A Ouvidoria resolve qualquer assunto?
A Ouvidoria procura ajudá-lo a encontrar caminhos para resolver problemas que você tenha tido com qualquer um dos setores da Secretaria Municipal de Saúde e orientá-lo quanto à maneira mais adequada para seu atendimento.
- Como devo proceder para fazer uma denúncia?
Preencha todo o formulário e procure descrever sua denúncia de forma clara, simples e objetiva. Nos casos de envolverem apuração e investigação, o ideal é que a Ouvidoria receba um relato completo do assunto como a indicação de locais, datas, valores, nomes, documentos comprobatórios, bem como, tudo que possa servir de subsídios para viabilizar o encaminhamento da solução. Não é preciso se identificar. Esteja seguro de que seus dados pessoais serão mantidos em sigilo.
· - Em quanto tempo receberei minha resposta?
O mais rápido possível. Tenha a certeza de que enquanto não houver resposta, a Ouvidoria não abandonará o seu caso.
A Ouvidoria contribui com o estímulo à qualidade dos serviços prestados pela secretaria municipal de saúde.
Fale com a Ouvidoria
- Por Telefone: 0800-082-5299 (De 2ª à 6ª das 08:00 às 13:00 horas)
- Por E-mail: ouvidoriadasaude.pindios@gmail.com
- Por Carta:
Endereço: Ouvidoria da Saúde – Secretaria Municipal de Saúde
Av. Conselheiro Sebastião Lima S/N – Paraíso
Palmeira dos Índios – Alagoas - CEP.: 57.602-080
Pessoalmente
De 2ª à 6ª das 08:00 às 13:00 horas na Sede da Ouvidoria.
Ouvidoria - Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios – AL
Av. Conselheiro Sebastião Lima S/N – Paraíso – Fone: (82) 3421-5299
· Nancí Seco Marques da Silva (Ouvidora)
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