segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SEMED/SETOR DE INSPEÇÃO EDUCACIONAL ESTÁ EM PLENO PROCESSO DE RETIFICAÇÃO DO CENSO ESCOLAR 2011.


O Censo Escolar teve início dia 25 de maio (última quarta-feira, data base do censo escolar), através do Sistema EDUCACENSO (www.educacenso.inep.gov.br) para preenchimento dos dados referentes a alunos, docentes e auxiliares. Os dados também são utilizados para a distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

A Secretária de Educação de Palmeira dos Índios (Márcia Souza) e equipe técnica responsável pelo censo escolar da rede municipal (Rosário Canuto, Emanuela Melo e Geâne Machado), ressaltam que “a responsabilidade, a importância e o comprometimento com as informações são primordiais para alcançarmos um resultado de qualidade, veracidade e fidedignidade”.

As informações colocadas no Censo Escolar deverão estar de acordo com a realidade da escola, constando todos os dados da escola atualizados (as turmas, os alunos matriculados com freqüência e os docentes e funcionários em exercício).
 
Realizado anualmente, o Censo é uma importante ferramenta no processo educacional. Por meio dele são coletadas informações para traçar um panorama nacional da Educação Básica no País e serve de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas como os de transferência de recursos públicos para merenda e transporte escolar.

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino fundamental, juntamente com outras avaliações do INEP (SAEB E PROVA BRASIL), são utilizados para o cálculo do IDEB, indicador que serve de referência para as metas do PDE, do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação.

O prazo para o fechamento do Censo Escolar foi dia 19 de agosto de 2011 e o sistema foi reaberto dia 06 de setembro para eventuais retificações.
 
 Rosário Canuto, Emanuela Melo e Geâne Machado 
Setor de Inspeção Educacional - SEMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário