quinta-feira, 17 de maio de 2012

ESC. MUL. MARY SAMPAIO: CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

           A Escola Municipal Mary Sampaio Caparica está vivenciando ações do plano anual relacionadas a convivência com o semiárido dentro da PEADS – Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável, que visa buscar problemas existentes nas comunidades e tentar solucionar através da educação, ensinando aos alunos a cuidar do lugar onde vivem, seja no meio ambiente, na cultura, etc.
            O trabalho é realizado de forma planejada e prática e dividido com os alunos do Ensino Fundamental I e II : Na Escola ficaram as professoras Monteiro, Marli e Vilma com a diretora Auta Tânia e os alunos do 4° e 5° anos fazendo um pequeno arrastão de limpeza nos arredores da Escola para fazer plantações de mudas de árvores de pequeno porte adquiridas através da Secretaria de Meio Ambiente, assim como, foi organizado um pomar com árvores plantadas pelas crianças em sala de aula no período de um mês organizado pelas professoras e colocado em prática neste dia.
            Os alunos do Ens. Fundamental II saíram do ambiente da Escola para conhecer o leito do Rio Coruripe e ver de perto a degradação que está acontecendo no mesmo, junto com as Professoras Rejane, Sueli, Nadjane e Eunícia foi feito o caminho do rio e entendendo as questões para debater em sala de aula. A princípio, conhecemos no Povoado Bonifácio, e já está agendado para conhecermos em Olho D’água e Barra do Bonifácio. No caminho foi percebido que as pessoas não se preocupam muito em ter atitudes importantes para cuidar do meio ambiente, então os alunos fizeram um arrastão de limpeza no leito do rio e conversaram com todos e pediram para tentar melhorar algumas ações principalmente com relação ao lixo jogado no mesmo e ficou marcado o dia para todos retornarem no local atingido e verificar como se encontra.
 De acordo com a PEADS faremos os questionamentos através de pesquisa escrita direcionadas aos alunos para que levem até seus pais e avós e trazer ao público as respostas para a partir disto serem direcionadas as tentativas de possíveis soluções nos diversos órgãos  das redes municipais e estaduais em busca de políticas públicas necessárias.

Auta Tânia - diretora
Eunícia -  vice-diretora
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário