sexta-feira, 11 de maio de 2012

SEMED INFORMA: GOVERNO MUNICIPAL E SETUR PROMOVEM EVENTO SOBRE CADASTUR


Governo Municipal e SeTur promovem evento sobre Cadastur
Empresários tiveram a oportunidade de realizar cadastro gratuitamente nesta segunda-feira, 30.

Durante a manhã desta segunda-feira, 30, véspera de feriado, empresários da área de turismo do município de Palmeira dos Índios tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre o Sistema de CadasTur. As informações foram disponibilizadas através do evento realizado gratuitamente no auditório da Unimed do município. Empresários e representantes do Banco do Nordeste e do SindiLojas/Fercomércio estiveram presentes.

O evento, fomentado através da parceria entre Governo Municipal e a Secretaria de Estado do Turismo, disponibilizou aos presentes a explanação do Sistema de Cadastro de Turismo (CadasTur), que consiste no registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeira produtiva do turismo do estado para que seus empreendimentos possam ser divulgados através da site oficial do Ministério do Turismo. “O cadastro não só regulariza o empreendimento, como dá visibilidade para todo o país. Por exemplo: o turista acessa o site do CadasTur para saber mais sobre o turismo de Palmeira dos Índios e os empreendimentos cadastrados aparecem para que ele possa visualizar: é uma publicidade tanto para o município, quanto para o empresário. É um procedimento fácil e gratuito”, frisa Rosário Passos, coordenadora regional de Serviços Turísticos da Setur. Durante o evento, representantes da Associação Turística, Gastronômica e Cultural de Palmeira dos Índios (ASTUPI) apresentaram o projeto para a 1ª Parada Cultural do município, com início previsto para o último final de semana de Junho, com apresentações de artísticas, gastronômicas e culturais de artistas da terra. “Será uma oportunidade de divulgar e dar valor ao que temos de bom na nossa terra”, ressalta Vitor Luz, presidente da ASTUPI.

O cadastro passará dentro de alguns meses a ser obrigatório e pode ser efetuado gratuitamente através da Setur ou do próprio site do Ministério, bastando apresentar apenas os documentos originais do contrato social, licença para locação e CNPJ da empresa. Proprietários de hotéis, agências de turismo e transportadoras turísticas devem realizar o registro para atuarem na área. Restaurantes, locadoras de veículos e prestadoras especializadas em segmentos turísticos também podem se cadastrar, mas não é obrigatório. “Eventos como esse são de extrema importância para o desenvolvimento da cidade, pois o fomento da formalização só agrega crescimento ao município. Todos nós ganhamos quanto município”, destaca a vice-prefeita Verônica Medeiros. “Ele (CadasTur) promove também aos prestadores de serviço e empresário do setor um melhor profissionalismo, obtendo através disto a construção de um ambiente favorável ao turista”, finaliza Antonio Oliveira, secretário municipal de Ind., Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Após as palestras, os presentes puderam realizar o cadastro de seus empreendimentos no local. 

--
Flávia Motta
Diretoria de Marketing e Design
Prefeitura de Palmeira dos Índios


Nenhum comentário:

Postar um comentário