sexta-feira, 18 de maio de 2012

ESC. MUL. VERA LÚCIA DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA.


A Escola Municipal Professora Vera Lúcia Gama Moura nesse mês de maio, iniciou um projeto de leitura em todas as turmas com o objetivo de fazer valer a proposta de ação da escola de minimizar o problema dos alunos que não sabem ler nem escrever. O destaque desse momento é o aluno Antônio José – com deficiência de surdez. A professora Maria Goretti Oliveira das Neves vem trabalhando com a linguagem dos sinais em sala de aula e toda a escola está vibrando com o avanço dessa criança, vale a pena ver.  

Sobre Inclusão Social:
Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Inclusão é o ato ou efeito de incluir. Assim, a inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder Público. A inclusão é um processo que acontece gradualmente, com avanços e retrocessos isto porque os seres humanos são de natureza complexa e com heranças antigas, têm preconceitos e diversas maneiras de entender o mundo. Assim sendo, torna-se difícil terminar com a exclusão e mesmo existindo leis contra a mesma, não são leis que vão mudar, de um dia para o outro, a mentalidade da sociedade assim como o seu preconceito.
As sociedades antepassadas não aceitavam a deficiência, provocando uma exclusão quase total das pessoas portadoras desta. As famílias chegavam mesmo a escondê-las da convivência com outros, isolando-as do mundo. Felizmente, o mundo desenvolveu levando a uma maior aceitação da deficiência devido ao aparecimento de novos pensamentos e mentalidades. Estas transformações aconteceram, em grande maioria, no final do século XIX e começo do século XX na Revolução Industrial, com o aparecimento do interesse pela educação nos países desenvolvidos. Esse interesse provocou o início do atendimento aos deficientes, bem como o aparecimento da educação especial destinada a um movimento de inclusão escolar e social.
Assim a sociedade aprendeu a ser mais inclusiva compreensiva e solidária com a deficiência.
Hoje, as crianças com deficiência frequentam a escola, saem a rua, brincam, vivem como uma criança dita “normal”. No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer para que todas as pessoas se sintam integradas e apoiadas por todo o mundo.
(fonte-comunidade net.).
Marta Lúcia Silva Costa - Diretora e Luci Cleide da Silva - Coordenadora

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