domingo, 20 de maio de 2012

PALMEIRA DOS ÍNDIOS REALIZA CAMINHADA NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.


 Palmeira dos Índios realiza mais uma caminhada para o combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, neste 18 de maio pelas principais ruas da cidade. O evento reuniu profissionais das secretarias de saúde, educação, assistência social, meio ambiente, crianças, adolescentes, conselho tutelar, conselho de direito, instituições que trabalham com crianças e comunidade em geral. Todos na luta pela defesa e pelos direitos da criança e do adolescente.

O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país. Foi nesse encontro que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba (Vitória – Estado do Espírito Santo). Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.  Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.  Nosso município promoveu diversas atividades, sendo a passeata de mobilização um dos pontos altos da cidade.   Tendo a participação de diversos movimentos sociais, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação.

Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil

Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
DISQUE DENÚNCIA NACIONAL – 100 / DISQUE EMERGÊNCIA – 190

Comitê de Comunicação Selo Unicef


Nenhum comentário:

Postar um comentário