quinta-feira, 10 de maio de 2012

ESPORTE: XADREZ - WCC 2012 - MATCH VISWANATHAN ANAND X BORIS GELFAND


CULTURA

10 motivos para seu filho aprender o xadrez

Este esporte milenar pode ajudar - e muito - no desenvolvimento intelectual do seu filho. Veja como


31/01/2011 14:24
Texto Thais Romanelli

Quais são as vantagens de aprender o xadrez?

1. O xadrez estimula o raciocínio lógico
2. O xadrez ativa a concentração
3. O xadrez desenvolve a tomada de decisões
4. O xadrez aguça a memória
5. O xadrez trabalha a paciência
6. O xadrez demanda a capacidade de planejamento
7. O xadrez aumenta a autoconfiança
8. O xadrez proporciona o respeito ao adversário
9. O xadrez exige responsabilidade
10. O xadrez instiga a imaginação e a versatilidade 

O xadrez, que surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, é muito mais que um jogo. Como bem definiu o escritor Johann Wolfgang Goethe, há mais de dois séculos: "O xadrez é um excelente exercício mental". Tal frase é comprovada por estudos como o da Universidade de Hong Kong, que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática.

Na Venezuela, o projeto Learning to Think Project concluiu que até mesmo o QI de uma criança pode ser aumentado por meio do treino do xadrez. Além disso, a pesquisa de William Levy, do Departamento de Educação de Nova Jersey, nos EUA, mostra que o jogo interfere também em questões pessoais, como a auto-estima e confiança.

Não à toa, a UNESCO mantém o Comitê de Xadrez Escolar, responsável por integrar a modalidade nas escolas e instituições de ensino e visar que a prática seja pedagogicamente produtiva. Muitas instituições de ensino têm o jogo de xadrez em suas grades (extra) curriculares. Em São Paulo, escolas como o Dante Alighieri, Santa Cruz, Santo Agostinho, Santo Américo, entre outras, oferecem aulas do jogo.

O Colégio São Luiz rege, anualmente, o Torneio Intercolegial de Xadrez, que proporciona uma competição entre as mais variadas idades e escolas. "São inúmeras as vantagens da prática do xadrez, mas as mais lembradas e verificadas são o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, atenção e concentração, memória e a criatividade", diz o professor Antonio Carlos de Resende, do Colégio Albert Sabin, que instituiu o xadrez desde a fundação, em 1994.Também no Rio de Janeiro, a moda pegou.

Mesmo em escolas públicas. O programa "Aprendendo Xadrez nas Escolas", parceria do Governo com a Federação de Xadrez do Estado, inclui aulas do jogo em cerca de 140 escolas estaduais.

O Campeonato Mundial:

Válido pelo título mundial

World Championship 2012


Moscou (Rússia) – 10 a 31 de maio de 2012

Faltam apenas algumas horas para a abertura oficial do evento que ocorrerá em Moscou, o match será entre o indiano e atual campeão mundial Viswanathan Anand e o desafiante israelita Boris Gelfand vencedor do torneio de candidatos. O prêmio em dinheiro é de  US $2.55 milhões de dólares sendo para o vencedor $1.53 milhões (60%), e para o perdedor $1,02 million (40%).

O comentarista do site ChessBase.com Andrew Martin fez um levantamento dos confrontos entre esses dois gigantes e anunciou que em 35 jogos de xadrez clássico o resultado é somente 6:5 em favor de Anand, com 24 empates.
Mas mesmo com esse número de vitórias de 6 a 5, ou seja, um empate técnico em confrontos a enquete oficial do web site aponta que 82% pensam que Anand vai ganhar o match - mas Andrew afirma que não tem tanta certeza, pois Gelfand no torneio de candidatos bateu em 2011 Mamedyarov, Kamsky e Grischuk além de outros em partidas curtas.

Os brasileiros e amigos do XadrezBatatais estão divididos quanto ao grande favorito do duelo. O que queremos é que nos premiem com belas partidas, muita luta e poucos ou nenhum empate sem jogar tudo que podem.

Em resumo, será um belo duelo e esperamos que nos propicie belas lembranças e entre para a história do xadrez como um belo confronto.

Cronograma do Match
·  May 10, 2012 Opening Ceremony
·  May 11, 2012 Game 1
·  May 12, 2012 Game 2
·  May 13, 2012 Rest day
·  May 14, 2012 Game 3
·  May 15, 2012 Game 4
·  May 16, 2012 Rest day
·  May 17, 2012 Game 5
·  May 18, 2012 Game 6
·  May 19, 2012 Rest day
·  May 20, 2012 Game 7
·  May 21, 2012 Game 8
·  May 22, 2012 Rest day
·  May 23, 2012 Game 9
·  May 24, 2012 Game 10
·  May 25, 2012 Rest day
·  May 26, 2012 Game 11
·  May 27, 2012 Rest day
·  May 28, 2012 Game 12
·  May 29, 2012 Rest day
·  May 30, 2012 Tiebreak games
·  May 31, 2012 Closing Ceremony


O xadrez como esporte


O xadrez é esporte – já diz o Comitê Olímpico Internacional que tem esta como uma atividade reconhecida, isto é, que pode ser incluída no programa dos Jogos Olímpicos a qualquer momento. Mas se você ainda não está convencido disso, aqui vão outros argumentos:

- é um jogo
- há competição
- é uma atividade de alto rendimento
- há sentimento de superar a si próprio e ao seu adversário
- há desgaste físico e mental
- é praticado por milhares de pessoas
- é baseado em regras
- possui uma entidade reguladora (confederação e federação internacional)

E onde há esporte, há competição. No Brasil a entidade que regulamenta o esporte é a Confederação Brasileira de Xadrez. Já em âmbito mundial, a FIDE – World Chess Federeation (em inglês) é quem organiza o esporte.

Para classificar os enxadristas a FIDE bem como todas as federações nacionais usam o sistema rating ELO, desenvolvido pelo físico Arpad Elo. Através deste sistema é possível dizer quem são os melhores jogadores de xadrez do mundo. O sistema rating ELO é um sistema estatístico baseado na hipótese que a performance de cada enxadrista em suas partidas é variável. Desta maneira, o físico Arpad Elo concebeu a força de jogo de um enxadrista com uma média entre o desempenho de todos os outros jogadores em determinado torneio. O enxadrista que alcançou o mais alto rating ELO foi Garry Kasparov - 2851 pontos.

A Federação Internacional também premia com títulos vitalícios os melhores do mundo. O título mais alto que um enxadrista pode alcançar é o de Grande Mestre. Para tornar-se Grande Mestre é preciso ter um rating ElO de, no mínimo, 2.500 pontos além de três bons resultados em torneios internacionais onde também participem outros Grandes Mestres. Este também é o único título onde há diferenciação entre o sexo masculino e feminino. As melhores enxadristas do mundo recebem o título de Grande Mestra.

Antes de tornarem-se Grandes Mestres, porém, os enxadristas também podem colecionar outros títulos como:

- Mestre Internacional: mesmas condições do Grande Mestre, porém, exige um rating menor – de 2.400 pontos
- Mestre FIDE: rating de 2.300 pontos
- Candidato a Mestre: rating de 2.200 pontos
- Mestre Nacional: rating de 2.200 pontos

O maior Grande Mestre de todos os tempos foi o russo Garry Kasparov que conquistou títulos mundiais consecutivos de 1985 ao ano 2000.

No Brasil, os campeonatos nacionais são disputados desde 1927, sendo que o primeiro campeão foi Souza Mendes.  Já o primeiro campeonato brasileiro feminino ocorreu em 1960, em Brusque,  vencido por  Dora Rúbio.

O maior enxadrista brasileiro de todos os tempos, porém, é Henrique Mecking, mais conhecido como Mequinho.  Em 1977 Mequinho foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo. Além dele, a FIDE lista outros sete jogadores que possuem o título de Grande Mestre: Alexandr Fier, André Diamant, Darcy Lima, Felipe El Debs, Gilberto Milos, Giovanni Vescovi, Jaime Sunye Neto e Rafael Leitão.

Além de tudo isso que já foi mencionado, o xadrez é ainda um esporte bastante inclusivo já que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e classe social, podendo proporcionar confrontos entre diferentes gerações  frente ao mesmo tabuleiro.



Links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário