terça-feira, 26 de junho de 2012

ESC. DR. GERSON JATOBÁ - SALA DE RECUROS MULTIFUNCIONAIS CULMINA PROJETO DE MÚSICA


A MÚSICA COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Dr.Gerson Jatobá Leite finalizou suas atividades deste semestre com ações que complementaram os objetivos do Projeto: “Música - Janelas Para o Mundo” trabalhado durante o segundo bimestre. O grupo de música do Centro de Reabilitação de Palmeira dos Índios levou para o auditório desta unidade de ensino um repertório voltado ao Centenário de Luiz Gonzaga, reforçando o que estava sendo trabalhado junto aos educandos em sala de aula, pois como o período é junino, os educadores aproveitaram para destacar a cultura nordestina, e em especial as letras de algumas músicas do “Gonzagão – O Rei do baião”. Este projeto nos possibilitou aproximar crianças, jovens e adultos do universo musical, desenvolvendo tanto a oralidade quanto a expressão corporal, foi possível construir instrumentos musicais, dramatizar e até mesmo relaxar, algo que somente a música pode nos proporcionar. Não esquecendo que o ano de 2012 é data limite para que todas as escolas públicas e privadas do Brasil incluam o ensino de música em seu currículo. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. Nosso objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração de nossos educandos.
E para concluir, nada melhor do que uma manhã junina com apresentações artísticas envolvendo as temáticas: “Aquarela” (Toquinho) e “Mandacaru” (Luiz Gonzaga). Teve até professor de música, pescaria e muita comida típica. Mais uma vez se percebe que trabalhar com projetos faz toda diferença, tanto dentro como fora da sala de aula.
Nosso novo projeto já está em andamento, será algo voltado à literatura palmeirense, mais especificamente ao “Mestre Graça”. Conhecer a história de Palmeira dos Índios foi maravilhoso, imaginem apreciar clássicos da literatura de Graciliano Ramos. Será uma ação onde a Educação Especial jamais esquecerá.

Quitéria Barbosa da Costa - Coordenadora da Educação especial
Renilda Pereira de Oliveira Ribeiro - Diretora





















Um comentário: