terça-feira, 12 de junho de 2012

REUNIÃO SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


No último dia 23 de maio, no auditório da Esc. Mul. Dr. Gerson Jatobá Leite, a Secretaria Municipal de Educação realizou mais uma reunião sobre o PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

O professor José Neilton Nunes Alves ministrou o encontro abordando a temática: “Construção Coletiva”, com o objetivo de discutir os encaminhamentos para a construção deste plano.

O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, 3ª CRE, SINTEAL, SESMAC, Segmento Educando (EJA), Conselho do FUNDEB, Diretores e Técnicos da SEMED. 

Foi um encontro bastante proveitoso, pois foi dado ênfase na importância da implantação deste plano para nossa cidade, em especial para a educação palmeirense.

Também foi possível definir os coordenadores de cada segmento, iniciando assim os grupos de estudos, pesquisa e coleta de informações sobre a educação em nosso município.

Segundo o Documento Norteador Para a Elaboração de Plano Municipal de Educação PME, da Secretaria de Educação Básica do MEC (2005), “A construção do Plano Municipal é abrangente e trata do conjunto da educação no âmbito municipal, expressando, por conseguinte, uma política educacional para todos os níveis, as etapas, modalidades de educação e de ensino.

É, sobretudo, um documento de estratégias de políticas de educação que inclui a intenção de uma avaliação constante à luz preceituada pela Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município, observando os princípios estabelecidos na LDB, e interagindo com as metas definidas no PNE (Plano Nacional de Educação) e no Plano Estadual de Educação”.

Portanto, garantir um amplo processo democrático de participação, envolvendo os diferentes atores que, de forma direta ou indireta influenciam na qualidade da educação no município irá proporcionar a Palmeira dos Índios à construção de seu Plano Municipal de educação.

Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Unidade da Educação Especial

José Neilton Nunes Alves
Assessoria Pedagógica - SEMED
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário