quarta-feira, 27 de junho de 2012

ESC. MUL. PEDRO RODRIGUES : ALUNOS VISITAM COMUNIDADE QUILOMBOLA NA TABACARIA

A Escola Municipal Pedro Rodrigues Gaia visitou a comunidade quilombola da Tabacaria, com o objetivo de conhecer um pouco da cultura e do modo de vida destes descendentes de quilombolas, que fazem parte da história de Alagoas e do Brasil. Visitamos a escola da comunidade, que é extensão da Escola Mary Sampaio Caparica do Pov. Bonifácio, aonde a mesma atende com Ed. Infantil e EJA. Conversamos com a Sra. Francisca Nunes que nos informou sobre algumas ações importantes com o meio ambiente realizadas na escola, como cuidados com o meio ambiente, com a coleta de resíduos que é realizada ao redor da escola e os trabalhos de reciclagem feitos por eles mesmos. Logo após, andamos pela comunidade onde observamos o tipo de moradia simples em que vivem, casas e construções de barro cobertos com lona. Ainda observamos alguns moradores reunidos e outros trabalhando na lida com a roça.
Depois entrevistamos a Sra. Alaíde Bezerra que nos contou que a comunidade tem um líder o Sr. Elson Paulino, mas o mesmo não mora na comunidade. Tivemos conhecimento que a comunidade foi fundada por Antônio Satílio e José Biá, ambos já falecidos. A comunidade foi formada por um grupo de pessoas, e que só através de estudos descobriram que se tratava de uma comunidade Quilombola. A maior conquista dessas pessoas foi o direito a emissão da posse da terra com ajuda do Governo Federal e da Fundação Cultural Zumbi dos Palmares. Estão esperando ganharem suas casas, convênio do SEPIC e a Caixa Econômica Federal.


A comunidade é assistida pelo Governo Federal, recebem cestas básicas de dois em dois meses e a maioria das famílias recebem o auxílio Bolsa Família. Realizam reuniões mensais entre os membros da associação e comunidade para definirem metas, objetivos e o destino da comunidade; para que dessa forma a cultura e tradições quilombolas permaneçam vivas. A religião predominante é a católica, bem como alguns evangélicos.
A Comunidade da Serra da Tabacaria tem como principal fonte de economia, o artesanato feito pelas mulheres da própria comunidade e a agricultura familiar. Conservam as tradições como banda de pífano, com mais de 300 anos; ensaios de capoeira e um grupo de reisado. Tanto as crianças como os adultos praticam esporte como o futebol.


Enfim, a visita foi de grande importância, pois nos ajudou a conhecer e compreender um pouco sobre a cultura quilombola da nossa cidade e de Alagoas.

Hilma Ribeiro - Diretora
Helena Sá – Coordenadora Pedagógica






















Nenhum comentário:

Postar um comentário