terça-feira, 19 de junho de 2012

GOVERNO MUNICIPAL SANCIONA LEI PARA DIA DA CULTURA


Palmeira dos Índios celebrará o dia municipal da cultura no dia 21 de Junho.
 Foto: Roberto Neves
Após uma solicitação da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca), o Governo Municipal de Palmeira dos Índios sancionou a lei que define o dia 21 de Junho como o dia municipal da Cultura. A decisão será celebrada na academia com festividades.
O documento de sanção foi assinado há cerca de um ano pelo prefeito James Ribeiro e pelo até então secretário municipal de Administração Rodrigo Gaia após a solicitação da academia realizada através de um ofício. O dia, escolhido pela academia por ser a data de sua fundação, será comemorado este ano com o lançamento do V Concurso Prosa e Verso profª Rosinha Pimentel e seguido de apresentações folclóricas locais na Praça da Independência, no Centro da cidade. A instituição comemora 12 anos de existência e, segundo Isvânia Marques, presidente da academia, a definição de um dia para comemorar a cultura do município é de cunho relevante devido à notoriedade que Palmeira dos Índios tem nesse âmbito. “Sentimo-nos duplamente homenageados pela escolha e aclamação desse dia. Estamos todos de parabéns: Palmeira dos Índios e a nossa Academia de Letras, a qual repercute por todo o estado e país através de suas ações”, destaca. Engajado no processo de ruptura de dogmas em benefício do desenvolvimento do município, James Ribeiro frisa a necessidade de o Governo Municipal sair da posição de espectador para a de parceiro. “É um marco para nossa cidade, que tem muito a oferecer no âmbito cultural. Dia 21 será comemorado em grande estilo para que toda a população veja a importância de fomentar essa área em nossa cidade”.
Antonio Oliveira, secretário municipal da Cultura explica que a gestão atual elaborará um calendário cultural permanente a partir de um plano de ação já em andamento. “Trabalharemos com os artistas da terra em forma de parceria. É o fomento do empreendedorismo no âmbito cultural”. Isvânia Marques ressalta ainda a necessidade de parcerias. “A cultura não sobrevive por si mesma, mas pelo amparo de instituições do mesmo cunho cultural ou governamental que colaboram para o seu desenvolvimento, no exercício de seu papel diante da comunidade a qual pertence. O Governo Municipal não foi indiferente ao nosso apelo, quando nos forneceu condições de manter viva a Apalca”.

Flávia Motta
Diretoria de Marketing e Design
Prefeitura de Palmeira dos Índios
+55 82 8128 9780 / +55 82 9940 3155

Nenhum comentário:

Postar um comentário