quarta-feira, 13 de junho de 2012

ESC. MUL. PEDRO RODRIGUES RECEBE GRUPO INDÍGENA


A Escola Municipal Pedro Rodrigues Gaia recebe índios Xucuru-Kariri da Comunidade Monte Alegre, do nosso município. O grupo é denominado Etsame, que quer dizer parentes, pois se casam entre si.

Os alunos entrevistaram o Pajé para saberem sobre a cultura do povo indígena. Tivemos o conhecimento que existem em nossa cidade 08 (oito) aldeias.  Sobrevivem da caça e da pesca, plantam frutas e legumes, mas alguns vivem no meio social com o branco.

Quando adoecem usam ervas medicinais como Aroeira, Quixabeira, Afavaca entre outras. Ensinam seus costumes e tradições para as suas crianças. Sofrem discriminação.

Quanto à questão das terras falaram que não tomam, querem apenas o que lhes é de direito, visto que a Antropologia estuda para saber e indicar a terra que lhes pertence. Suas crianças têm escola que ensinam a língua indígena e a língua portuguesa.

Alimentam-se normalmente como todo mundo, apenas nos rituais usam tamanduá, raposa, cobra e outros. Falou ainda das suas danças.

Logo após a entrevista, o grupo indígena dançou para todos os presentes, e de modo muito descontraído convidou a coordenadora Maria Helena para fazer parte na Dança do Passarinho e levaram alguns alunos, professoras, a diretora Ilma e funcionários a participarem de outras danças.

Foi um momento muito rico para a escola, visto um maior aprofundamento do povo indígena. Com certeza começamos a enxergá-los com outro olhar, pois são seres humanos com seus modos e costumes, como qualquer outra etnia e devem ser respeitados e valorizados.


Diretora:
Ilma Ribeiro Leite.

Coordenadoras:
Maria Helena de Sá Sousa
Maria Francisca de Araújo













Nenhum comentário:

Postar um comentário