terça-feira, 26 de junho de 2012

ESC. MUL. MARY SAMPAIO COMEMORA FESTAS JUNINAS

Durante as comemorações juninas a escola fez apresentações em diversos lugares, à primeira foi na abertura dos festejos juninos com a carroça e a segunda apresentação na Praça da Independência com a quadrilha dos alunos do Ensino Fundamental II e a bela festa da EJA - Educação de Jovens e Adultos do 1° e 2° segmento.
O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura. Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. 
        Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitas deste alimento. Como exemplo: pamonha, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho.  Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom bocado, broa de fubá, cocada, pé de moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Auta Tânia do Nascimento – Diretora e Eunícia Gonçalves – Vice-diretora






Nenhum comentário:

Postar um comentário