Sabendo da necessidade de apresentar a comunidade palmeirense os materiais pedagógicos utilizados com educandos que apresentam deficiência e necessidades especiais, a Coordenação da Unidade da Educação Especial (SEMED) em parceria com os professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) realizaram exposição no II FÓRUM SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO.
. A Secretaria Municipal de Educação teve a oportunidade de apresentar ao público participante as amostras que as unidades de ensino realizaram sobre os temas do Eixo de Participação Social: Esporte e Cidadania; Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial e Educação para a convivência com o semiárido. O evento mostrou que cada um, com suas características próprias pode fazer a diferença. Dessa forma a Educação Especial não poderia ficar de fora, os educadores tiveram a oportunidade de mostrar o que desenvolvem nas salas de aula, os recursos adapatos e principalmente o que esses educandos podem construir.
Pela primeira vez esta modalidade de ensino pôde participar de uma atividade como esta. Isso mostra a seriedade e o compromisso que a SEMED tem em proporcionar um ensino inclusivo cada vez melhor, onde educandos possam ser atendidos no contra turno através de práticas pedagógicas capazes de desenvolver neles o desejo de aprender sempre, mesmo com suas limitações.
De acordo com o guia de orientação para os municípios do semiárido “o Selo UNICEF Município Aprovado mobiliza gestores, técnicos, conselheiros, lideranças sociais, além das próprias famílias, adolescentes e crianças, para melhorar de forma concreta a vida de meninas e meninos de até 17 anos nos municípios do semiárido”.
Essa ação fortalece a proposta educacional do município e proporciona a comunidade palmeirense uma participação mais efetiva e eficaz nesse processo. Escola que trabalha na perspectiva da inclusão é aquela que proporciona uma educação que atenda a homens e mulheres, jovens e crianças, adultos e idosos, de forma que todos que dela façam parte independente de serem diferentes, possam conhecer, conviver e aprender em um ambiente livre de preconceitos.
Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Unidade da Educação Especial - SEMED
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