quarta-feira, 20 de abril de 2011

ESC. MUL. ANTÔNIO B. LEITE - DIA DO LIVRO TRAZ ATIVIDADES COM DICIONÁRIO ILUSTRADO COM OS ALUNOS DO 1º ANO.


        Os alunos do 1º ano “A” e “B’” da ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO BARBOSA LEITE nos turnos matutino e vespertino tiveram diversas atividades com o dicionário ilustrado descobrindo novas palavras. A professora Luiza trabalhou com os alunos o ”Projeto Dia do Livro Infantil”. Os alunos formaram pequenos grupos para receber os dicionários e fazerem estudo do significado de das palavras sendo orientados que o dicionário é organizado em ordem alfabética e que uma mesma palavra possui vários significados
       As crianças ficaram encantadas, principalmente quando perceberam que tinha um dicionário com os personagens do Sítio do Pica-Pau-Amarelo começaram a indagar a professora o porquê dos personagens estarem em destaque na capa e na 1ª folha do dicionário.
        Aproveitando o momento e a aproximação da culminância do projeto, a professora dinamizou a aula sentando-se no tapete com os alunos falando da importância da leitura e da contribuição do escritor Monteiro Lobato na literatura infantil, lembrando para as crianças que foi ele o criador dos personagens do Pica-Pau-Amarelo e também das histórias. Após este momento os alunos foram orientados a fazer uma pesquisa sobre a biografia de Monteiro Lobato e sobre os personagens do Sítio do Pica-Pau-Amarelo.
     Seja qual for o grupo ou o nível dos alunos o dicionário pode e deve ser explorado, basta que a professora se proponha a fazer o uso com os alunos. Os dicionários oferecem as crianças oportunidades bastante ricas para que iniciem seu contato mais próximo com a leitura e escrita.

Clébia Maria da Silva - Diretora
Luiza Maria cavalcante - Professora












Nenhum comentário:

Postar um comentário