terça-feira, 12 de abril de 2011

SEMED INFORMA PARTIPAÇÃO DE EQUIPE PEDAGÓGICA, DIRETORES E COORDENADORES NA II JORNADA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM GLÓRIA DO GOITÁ - PE

Educadores da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios participaram nos dias 05, 06 e 07 de abril, da II Jornada Pedagógica de Educação do Campo em Glória do Goitá – PE. O evento teve como objetivo apresentar as experiências da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (Peads) em todas as modalidades de ensino e dialogar com instâncias federais, estaduais e municipais para implantação da Eduação do Campo conforme as Diretrizes Operaionais para a Eduação Básica nas Escolas do Campo conforme Dereto nº 7.352 de 04 de novembro de 2010. 

Estiveram presentes mais de 370 educadores representantes do estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Bahia. Mais 17 municípios de Alagoas, incluindo Palmeira dos Índios, e diversos municípios dos outros estados participaram da Jornada.   A equipe de Palmeira dos Índios estava composta por 4 diretores, 3 técnicos da Semed e 1 representante da equipe de Comunicação do Comitê Pró-Selo Unicef.  A jornada proporcionou e esse grupo conhecer diferentes experiências desde Educação Infantil até a Universidade.

Entre outros, nosso palestrante oficial foi o ilustríssimo Abdalaziz de Moura Xavier de Moraes, mais conhecido por Moura é Filósofo, Teólogo e o criador da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável /Peads, para as escolas públicas do campo ou que recebem alunos/as do campo. É também um dos fundadores do Serviço de Tecnologia Alternativa – Serta. Representando o Unicef contamos com a presença do Coordenador  Salvador Soller.

A dinâmica do encontro deixou claro a possibilidade de fazer no coletivo muitas mudanças acontecerem na educação do campo.   O evento ficou marcado por experiências brilhantes e pelas ações que estão acontecendo e fortalecendo a aplicação das Diretrizes Operacionais da Educação do Campo. 

Para Abdalaziz de Moura Educar para a convivência é " proporcionar aos educandos o contato, a pesquisa da sua realidade local, das condições do seu povo e de seu município, é ampliar em muito o espaço das 4 paredes da sala de aula. É educar o olhar dos educandos, para descobrirem o que está para além das aparências. Trazer essa realidade para dentro da sala, para analisar, ser devolvida e provocar ações na comunidade, é ampliar muito mais ainda os espaços de aprendizagens".

Marcos Queiroz - Comunicação Comitê Selo Unicef
Jeane Vieira - Coordenadora Pedagógica















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