sábado, 16 de abril de 2011

SMS INFORMA DIA DE AÇÃO E CIDADANIA EM PARCERIA COM O SENAR E AS SECRETARIAS MUNICIPAIS


A Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, por meio das Secretarias Municipais, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – realizou no dia 14 de abril do corrente ano as ações do Projeto Útero é Vida no Povoado Bonifácio com o objetivo de gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo de útero e cuidados com as mulheres do meio rural, contribuindo assim para o aumento da auto-estima e qualidade de vida.
Para sensibilizar e conscientizar as mulheres do meio rural sobre a importância da saúde foi realizadas as seguintes ações:
· Exame de colo de útero – Papanicolau (mais de 140 exames realizados).
·Palestra sobre câncer do colo de útero e mama, DST, Alimentação Saudável e Amamentação.
·Cuidado da Beleza da Mulher (salão de beleza).
·Distribuição de kit beleza.
 Na ocasião, foi reinaugurado o Posto de Saúde do Bonifácio e realizada ações do Projeto Ação, Saúde e Cidadania na Escola Municipal Mary Sampaio voltada para a Comunidade em geral.
  • Laboratório Remi Maia: exames VDRL, Tipagem Sanguínea, PSA, HIV, Glicose, Hemograma, Colesterol, Triglicerídeo.
  • NASF e NUPS: 118 Avaliações física e nutricional e verificação de PA.
  • Posto Vida: realização de 39 eletrocardiogramas.
  • Controle e Avaliação: 65 Cartões SUS.
  • Endemias: Inspeção de imóveis e depósitos, tratamento de imóveis e depósitos, eliminação de depósitos, entrega de panfletos e afixação de cartazes.
  • Saúde Bucal: Palestra e atendimento.
Profissionais envolvidos: Coordenadora da Atenção Básica, Gerente de Endemias, Coordenadora do Lab. Remi Maia, Gerente do Programa Saúde da Mulher, Coordenadora do NUPS, Médica, Enfermeiras, Auxiliares de Enfermagem, ACS, Auxiliar de Serviços Gerais, Motoristas, Odontólogo, ACD, Nutricionistas, Psicóloga, Avaliadores Físicos, Assistente Social, Fisioterapeuta, Equipe do Lab. Remi Maia, Ouvidoria, Equipe de Manutenção, Técnico do Controle e Avaliação, Técnica do Posto Vida, Equipe de Endemias.
 
Leide Alencar e Renata Torres.




Nenhum comentário:

Postar um comentário