quinta-feira, 21 de abril de 2011

ESC. MUL. VERA LUCIA REALIZA MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE A “PAZ NA ESCOLA” EM PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA

Professores, Alunos e Funcionários da Esc. Mul. Vera Lúcia, pararam momentos de reflexão em suas atividades para refletirem sobre a Paz na Escola, nas Famílias e no Mundo nesse tempo pascoal. A violência está presente em toda parte a começar pela família e se estende pelo mundo. Em nossas escolas precisamos de Paz em todos os sentidos da palavra, o terror não pode vencer, o medo de viver, de amar também não. O que aconteceu na escola do RIO DE JANEIRO onde um jovem matou crianças inocentes e cometeu suicídio tocou a todos nós brasileiros e trememos ao pensar, poderia ser em nossa escola, em nossas vidas, porém, ainda existe uma esperança a fé em um mundo mais justo e mais humano para todos . Em nossa escola fizemos cartazes, pintamos gravuras de flores e de pombas como símbolos da Paz, fizemos uma simples mais significativa homenagem as crianças que morreram e rezamos juntos por um Brasil onde a Paz seja uma constante em nossas vidas principalmente no seio da família.

_____________________________
Sobre a Paz
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
     No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.
    Tipos de paz: Paz Eterna paz - conceito elaborado pelo filósofo Immanuel Kant, inspirado nos ideais da Revolução Francesa. Designa um estado de paz mundial, obtido através de uma "república " única, capaz de representar as aspirações naturalmente pacficas de todos os povos e indivíduos. Como o próprio filósofo esclarece, o termo é derivado de uma piada, onde a inscrição "Paz Eterna" é usada como legenda na ilustração de um túmulo.
     Paz pela Lei - lema da Organização do Tratado do Atlântico Norte, baseia-se na idéia de Kant e sugere que a paz deva ser obtida através de legislação em assuntos internacionais, capaz de regulamentar as relações diplomáticas, os conflitos de interesse, etc.
    Paz pela força - obtida quando um indivíduo, instituição ou Estado é fortalecido de tal forma, que toda tentativa de subversão do status que é desestimulada. Em inglês original, peace through strength.
     Paz de terror - ocorre quando nações são capazes de causar destruição total umas às outras através de artefatos bélicos poderosos (bombas atômicas, por exemplo). A posse de tais arsenais desestimula as agressões mútuas. Conceito sugerido pelo estudioso Raymond Aron em seu livro "Peace and War Among Nations".
    Paz- não e só ser calmo e sereno paz e amar as pessoas, ter respeito, não atiçar brigas e ter união entre as pessoas em seu redor. "Prémio Nobel da Paz"

Ver artigo principal: Prémio Nobel da Paz
    O Prémio Nobel da Paz é atribuído anualmente a pessoas que se evidenciaram pelo seu contributo para o fim de períodos prolongados de violência, conflito ou opressão através do seu empenho e liderança moral. No entanto, algumas controversas atribuições deste prémio contemplaram antigos guerrilheiros e supostos terroristas que se acredita terem ajudado ao fim de situações similares fazendo concessões excepcionais no sentido da paz.
    A paz não deve ser deixada de lado pois ela é o único elo de ligação entre países, famílias, pessoas de raças e cores diferentes a paz não e para ser deixada de lado.
 Marta Lúcia - Diretora 












Um comentário:

  1. ESTÃO TODOS DE PARABÉNS PELO IMPORTANTE TRABALHO DESENVOLVIDO NESTA ESCOLA. VALEU VOCÊS FORAM BRILHANTES! "A PAZ TEM QUER PARTIR DE DENTRO DE VOCÊ."

    ResponderExcluir