sábado, 30 de abril de 2011

ESC. MUL. VERA LUCIA GAMA MOURA INTENSIFICA REPLANEJAMENTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA INÍCIO DO 2º BIMESTRE


A Escola Municipal Professora Vera Lúcia Gama Moura, reuniu ontem (30), sua equipe diretiva e corpo docente para aprimorar o planejamento do 2º bimestre. Na ocasião homenageamos os aniversariantes e discutimos o Tema do Selo Unicef “Educação para a Convivência com o Semiárido” com o 2 Roteiro Saúde e Prevenção na escola, na família e na Comunidade e, a integração com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do PSF local, baseados com os temas planejados com esse trabalho na escola como aleitamento materno, nutrição, desnutrição, segurança alimentar, valor nutricional dos alimentos, assistência médica, hospitalar, odontológica, saúde na escola, vacinação, Posto de Saúde da Família, gravidez e pré-natal, HIV, doenças sexuais transmissíveis, saúde da mulher, doenças mais comuns. Todas essas temáticas podem ser integradas ao currículo das disciplinas com relativa possibilidade, incluindo na didática das aulas, dinâmicas e exercícios, de acordo com calendário/plano escolar e também a rotina de trabalho das disciplinas.

A escola também está dando continuidade aos Projetos “Meio Ambiente: Conhecer para Preservar.” planejando uma viagem de estudo ao “Cinturão Verde” e o Projeto Cultural “Conhecendo as Riquezas Naturais e Culturais da Cidade de Penedo”. Também discutimos as estratégias para superação de dificuldades nas disciplinas críticas: português e matemática. Entre estes assuntos outros foram abordados da parte burocrática de documentação, diários, sistema de avaliação, entre outros.

Um dos assuntos importantes foi os preparativos para comemoração do “Dia das Mães” neste mês de maio, onde poderemos reunir as mães na escola para um dia diferente de homenagens.

Reconhecemos que o replanejamento tem um papel de suma importância em uma Unidade Escolar, pois é preciso para uma reflexão dos trabalhos que estão sendo realizados na escola; é um renovar sempre a prática pedagógica dos professores e encaminhar com organização os Projetos e seguimento da Agenda e Ações existente na escola. Uma das tarefas mais importantes de uma organização é seu planejamento. Existem muitas espécies de planejamento e podem ser definidas de diferentes maneiras. 

Como diz Lacombe (2003, p.162). “Planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado” .

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
As atividades ou passos dados por uma organização devem ter uma continuidade, normalmente perfazendo um ciclo durante determinado período. Após conclusão do planejamento devemos colocar em prática o que foi planejado, a partir deste momento é que vamos nos concentrar na atividade de controlar, assegurando que a meta será alcançada.

Marta Lúcia - Diretora / Luci - Coordenadora Pedagógica






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário