quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ESC. MUL. VERA LUCIA RECEBE 3º SARGENTO DO CORPO DE BOMBEIROS PARA PALESTRA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS


 Semana passada, recebemos a visita do Senhor Kleyson 3° Sargento do Corpo de Bombeiro, que deu uma Palestra para os alunos sobre os Primeiros Socorros, fez várias demonstrações de como poderíamos ajudar uma pessoa se porventura levasse uma queimadura, tivesse falta de ar e outros exemplos.
A palestra foi mais uma ação da escola em parceria com a comunidade escolar rumo ao Selo Unicef e vivenciando o Roteiro que escolhemos enquanto unidade escolar: Saúde e Prevenção na Escola, na Família e na Comunidade (SELO UNICEF).
Se todos soubessem noções básicas de primeiros socorros muitas vidas poderiam ser salvas. Iremos apresentar alguns procedimentos que poderão auxiliá-lo em caso de emergência. É importante mencionar que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico.

FIQUE SABENDO:
TRANSPORTE DE VÍTIMAS - Se houver suspeita de fraturas no pescoço e nas costas, evite mover a pessoa. Para puxá-la para um local mais seguro, mova-a de costas, no sentido do comprimento com o auxílio de um casaco ou cobertor. Para erguê-la, você e mais duas ou três pessoas devem apoiar todo o corpo e colocá-la numa tábua ou maca. Se precisar, improvise com pedaços de madeira, amarrando cobertores ou paletós. Apoie sempre a cabeça, impedindo-a de cair para trás.
FRATURAS - É a quebra de um osso, causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento. Há dois tipos de fraturas: as fechadas, que apesar do choque, deixam a pele intacta, e as expostas, quando o osso fere e atravessa a pele. As fraturas expostas exigem cuidados especiais, portanto, cubra o local com um pano limpo ou gaze e procure socorro médico imediato. Fratura Fechada - Sinais Indicadores: dor ou grande sensibilidade em um osso ou articulação, incapacidade de movimentar a parte afetada, além do adormecimento ou formigamento da região, inchaço e pele arroxeada, acompanhado de uma deformação aparente do membro machucado.

O que não se deve fazer Não movimente a vítima até imobilizar o local atingido. Não dê qualquer alimento ao ferido, nem mesmo água.

O que fazer Solicite assistência médica, enquanto isso, mantenha a pessoa calma e aquecida. Verifique se o ferimento não interrompeu a circulação sangüínea. Imobilize o osso ou articulação atingido com uma tala. Mantenha o local afetado em nível mais elevado que o resto do corpo e aplique compressas de gelo para diminuir o inchaço, a dor e a progressão do hematoma.

SANGRAMENTOS - As Hemorragias
Hemorragia externa: é a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sangüíneo (veia ou artéria).
Hemorragia interna: é o resultado de um ferimento profundo com lesão de órgãos internos.

Sangramentos Externos - O que fazer Procure manter o local que sangra em plano mais elevado que o coração. Pressione firmemente o local por cerca de 10 minutos, comprimindo com um pano limpo dobrado ou com uma das mãos. Se o corte for extenso, aproxime as bordas abertas com os dedos e as mantenha unidas. Ainda, caso o sangramento cesse, pressione com mais firmeza por mais 10 minutos. Quando parar de sangrar, cubra o ferimento com uma gaze e prenda-a com uma atadura firme, mas que permita a circulação sangüínea. Se o sangramento persistir através do curativo, ponha novas ataduras, sem retirar as anteriores, evitando a remoção de eventuais coágulos.
Obs: quando houver sangramentos intensos nos membros e a compressão não for suficiente para estancá-los, comprima a artéria ou a veia responsável pelo sangramento contra o osso, impedindo a passagem de sangue para a região afetada.

Sangramentos Internos - Como verificar e como agir Os sinais mais evidentes são: pele fria, úmida e pegajosa, palidez, pulso fraco, lábios azulados e tremores. Não dê alimentos à vítima e nem aqueça demais com cobertores. Peça auxílio médico imediato

Sangramentos Nasais - O que fazer - Incline a cabeça da pessoa para a frente, sentada, evitando que o sangue vá para a garganta e seja engolido, provocando náuseas. Comprima a narina que sangra e aplique compressas frias no local. Depois de alguns minutos, afrouxe a pressão vagarosamente e não assoe o nariz. Se a hemorragia persistir, volte a comprimir a narina e procure socorro médico.
Fonte: (www1.dnit.gov.br/emergencia.htm)

Marta Lúcia Silva Costa - Diretora e Luci Cleide da Silva - Coordenadora.











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário