terça-feira, 16 de agosto de 2011

ESC. MUL VERA LUCIA RECEBEU VISITAS DAS COMUNITÁRIAS DE SAÚDE PARA PALESTRA SOBRE HEPATITE.


Ativos no Tema “Convivência com o Semiárido” no Roteiro: Saúde e Prevenção na Escola , na Família e na Comunidade, do SELO UNICEF, a Escola Municipal Professora Vera Lúcia Gama Moura recebeu semana passada a visita das comunitárias de Saúde: Vanessa Soares Basílio Gomes, Lidiany Bezerra Silva de Azevedo e de Anne Kelly Santos da Silva. Representando a Secretaria Municipal de Saúde – USF - São Francisco (Caic). Elas deram uma Palestra sobre a Hepatite. Tiraram várias dúvidas dos alunos e funcionários sobre o assunto, pediram os cartões de vacina e olharam para detectar as crianças que ainda não tinham sido vacinadas, para dar a vacina contra a hepatite.

SAIBA MAIS...

Hepatite
A hepatite é uma doença que atinge o fígado. Distinguimos diversos tipos de hepatite (A, B, C,...). Aqui está o nosso arquivo completo sobre esta afecção:

De fato, é muito importante falar desta doença, pois ela é bastante comum e ocorre devido a diversos fatores. Ela pode ser de origem viral (hepatite A, B, C, D e E), tóxica e medicamentosa, alcoólica, bacteriana ou parasitária A doença geralmente é aguda, mas pode evoluir e tornar se crônica se durar mais de seis meses. Os sintomas de uma hepatite variam segundo a sua origem, porém determinados sinais, tais como a icterícia (amarelão), urinas escurecidas, fezes esbranquiçadas, náuseas, ou fígado sensível ao toque, são comuns a todos os tipos de hepatite. O modo de transmissão de uma hepatite depende também da origem desta, por isso, esse fenômeno será explicado no detalhe na seção causas da hepatite.

A doença pode ser aguda e evoluir espontaneamente de forma favorável na maioria dos casos, sem deixar nenhuma sequela. No entanto, uma hepatite mal cuidada pode evoluir e se tornar crônica, uma cirrose, ou até mesmo um câncer. 
Estatísticas sobre as hepatites - No Brasil, estima-se que somente no ano de 2005, cerca de 120 mil pessoas contraíram a doença. - 2 a 3 milhões de brasileiros foram infectados pelo vírus da hepatite C.

Marta Lúcia Silva Costa-Diretora e Luci Cleide da Silva-Coordenadora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário