quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ESC. MUL. MARY SAMPAIO - RESGATANDO A CULTURA LOCAL COM OS ALUNOS DA EJA


No segundo bimestre do ano letivo de 2011 foi organizado o projeto "RESGATANDO A CULTURA LOCAL" em todas as turmas da EJA - Educação de Jovens e Adultos da Escola Mary Sampaio Caparica e todas as extensões localizadas em diversas comunidades da região. O estudo foi realizado trabalhando o Eixo do Selo Unicef - Participação Social com o Tema: Educação para a Convivência com o Semiárido, feito através de pesquisas entre os alunos e os professores das turmas, cada comunidade ficou responsável em dialogar sobre a CULTURA LOCAL e a partir desse estudo, levar os conhecimentos adquiridos para todas as outras comunidades.  As metodologias foram organizadas pelos próprios professores e foram realizadas de acordo com cada turma, foi muito importante, pois mobilizou diversas pessoas e envolveu muitos atores. Devolvemos todo o estudo para as comunidades organizando da seguinte forma:
Pov. Bonifácio - trouxeram para todos o conhecimento do santo padroeiro e as comidas típicas;
Tabacaria/Quilombolas - trouxeram o conhecimento do Reisado e o Santo Protetor;
Sítio Monte Alto e Mata Verde - trouxeram os santos padroeiros da região;
Sítio Olho Dágua - trouxeram todo o conhecimento do santo padroeiro;
Barra do Bonifácio - trouxeram o artesanato local para que todos conhecessem;
Sítio Lagoa do Meio - trouxeram o conhecimento da cavalhada;
Serra da Mandioca - trouxeram o conhecimento do santo protetor;
Sítio Buenos Aires - trouxeram o santo padroeiro.

A comunidade de Pov. Bonifácio apresentou para todos a BANDA DE PÍFANO DA REGIÃO e a comunidade de Buenos Aires o Professor Josenildo finalizou a apresentação do projeto com a presença do grupo "NEGA DA COSTA" do município de Quebrangulo. A felicidade foi total, as pessoas gostaram bastante... e passaram a ter conhecimento da cultura daquela localidade... o narrador apresentou muito bem fazendo com que todos entendessem o desenrolar da história do grupo de dança.

No dia desta DEVOLUÇÃO COMUNITÁRIA tivemos a presença da Coordenadora da Secretaria da Educação  -  EJA - Ana Márcia e da Coordenadora de Educação do Campo Jeane.

Auta Tânia - Eunícia - Nadjane e Professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos









Nenhum comentário:

Postar um comentário