quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SEMED – PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO PARA TRABALHAR PROJETOS EDUCATIVOS


 Projeto: no sítio do Seu Lobato o ambiente é preservado

Os professores das salas de recursos multifuncionais participaram do momento de formação continuada onde foi construído o projeto “NO SÍTIO DO SEU LOBATO O AMBIENTE É PRESERVADO”, que terá ênfase as questões ambientais e será apresentado no desfile do dia 20 de Agosto. Este encontro nos proporcionou assistir a projeção de vídeo sobre a educação inclusiva (fornecido pelo MEC) e construir materiais pedagógicos que serão trabalhados com os educandos durante a execução deste projeto do 3º bimestre. O meio ambiente será abordado como prioridade, associando-o com a literatura infantil de Monteiro Lobato.  Os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo trará um contexto de preservação do ambiente de uma forma bastante lúdica. A criatividade de cada educador fará com que o tema seja compreendido e apreciado por todos. E as atividades extra-sala os levarão a compreender que para viver melhor precisamos cuidar do meio ambiente, pois fazemos parte dele também contribuindo com o 7º OBJETIVO DO MILÊNIO – GARANTIR A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. O contato com a terra, o ar puro, a água limpa, as plantas ou com os animais será essencial para que cada um se perceba como  responsável pela sobrevivência do planeta. Acreditamos que este projeto possa desenvolver ainda mais a capacidade de cada educando em cuidar do meio ambiente.

Quitéria Barbosa da Costa - Coordenadora da Educação Especial - SEMED

SAIBA MAIS...
Sugestões para cuidar do meio ambiente
Autor: Chris Bueno
1. Prefira sempre embalagens de vidro pois estas permitem infinitas reciclagens e não se decompõem na natureza. De todas as embalagens que as indústrias utilizam, as de vidro são consideradas das mais ecológicas, desde que não sejam desperdiçadas no lixo.
2. Procure produtos com a inscrição "Not tested on animals", pois são aqueles cujos testes não foram efectuados em animais. Tente saber quais são as empresas que não efectuam este tipo de testes e dê preferência às marcas que elas representam.
3. Dê preferência a pilhas recarregáveis. As pilhas, depois de usadas, libertam metais no ambiente, como o zinco, o mercúrio, o cádmio, etc., que produzem efeitos nocivos ao ecossistema e à saúde.
4. Prefira produtos biodegradáveis e recicláveis. Não utilize aerossóis com clorofluorcarbonetos (CFC), pois estes contribuem para a destruição da camada de ozônio.
5. Troque regularmente o óleo do seu carro e utilize um filtro anti-poluente no escape.
6. Faça a separação de papéis, vidros, latas e plásticos, para posterior reciclagem. Desta forma, vai ajudar a diminuir o lixo acumulado e vai permitir a obtenção de matéria-prima sem prejudicar o meio ambiente.
7. Diminua os gastos de electricidade. Dessa forma fará baixar o nível de dióxido de carbono produzido pelas centrais eléctricas e contribuir para a despoluição do ar.
8. Tente adquirir electrodomésticos com o mínimo de CFCs possível. Esta é uma das formas de proteger a camada de ozono.
9. No supermercado, tente utilizar sacos biodegradáveis (por exemplo, de papel ou de pano) em vez dos usuais sacos de plástico que demoram uma eternidade a degradarem-se naturalmente.

Quitéria Barbosa da Costa - Coordenadora da Educação Especial – SEMED



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário