Os educadores da rede municipal de ensino participaram na primeira semana de agosto, de mais um momento de Formação Continuada na perspectiva da Educação Inclusiva. O encontro teve início com uma dinâmica de descontração, antes de analisarmos sobre o resultado parcial do censo 2011 e as deficiências diagnosticadas em cada instituição de ensino. Logo após a psicóloga Jasivan abordou a temática “Psicose Infantil - o que isso pode afetar na sala de aula?” O envolvimento dos educadores nesses momentos nos leva a reflexão de que precisamos pesquisar mais e conhecer melhor cada educando, além de buscar meios que o ajude a avançar sempre, independente da deficiência que possui, pois à escola, na maioria das vezes torna-se o único ambiente em que o educando se sente bem.
Foi pensando dessa maneira que a Escola Doutor Gerson Jatobá Leite parou suas atividades neste dia, no horário vespertino para que todos os funcionários participassem desta formação. Pois a responsabilidade de educar compete a todos nós, independente de sermos professores ou não. Já não podemos aceitar que apenas o professor assuma a responsabilidade de educar. A responsabilidade perpassa por todos os envolvidos no ambiente escolar.
Esses encontros nos fortalecerá dando suporte para realizarmos atividades que envolvam todos os educandos que frequentam o ambiente educacional.
Segundo Baptista (2006,p.97), precisamos partir do saber – fazer dos profissionais para a construção de um novo modo de lidar com a realidade. Pretendemos avançar na problematização\compreensão da necessidade da escola como espaço social, provocar mudanças para incluir todos os alunos, mesmo aqueles que demandam maior apoio no processo educacional. Concordamos com Figueiredo (2002,p.68), quando sugere que, para “efetivar a inclusão, é preciso (...) Transformar a escola, começando por descobrir práticas segregacionistas (...) A inclusão significa um avanço educacional com importantes repercussões políticas e sociais, visto que não se trata de adequar, mas de transformar a realidade das práticas educacionais”.
CALENDÁRIO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA – NAME 2011 – 3º BIMESTRE (EDUCAÇÃO INCLUSIVA)
DATA | HORÁRIO | CURSO | TEMÁTICA | FORMADOR |
02 DE AGOSTO | 17: 45H ÀS 18:45H | ED. INFANTIL | PRINCÍPIOS DA ED. INCLUSIVA (01) | LUCIANA RODRIGUES |
03 DE AGOSTO | 11 ÀS 12H | ED. INFANTIL | PRINCÍPIOS DA ED. INCLUSIVA (01) | LUCIANA RODRIGUES |
03 DE AGOSTO | 17: 45H ÀS 18:45H | ENS. FUNDAMENTAL I | CURSO BÁSICO DE LIBRAS (01) | LUCIANA RODRIGUES |
04 DE AGOSTO | 11 ÀS 12H | ENS. FUNDAMENTAL I | CURSO BÁSICO DE LIBRAS (01) | LUCIANA RODRIGUES |
04 DE AGOSTO | 17: 45H ÀS 18:45H | ENS. FUNDAMENTAL II | CURSO BÁSICO DE LIBRAS (05) | LUCIANA RODRIGUES |
05 DE AGOSTO | 11 ÀS 12H | ENS. FUNDAMENTAL II | CURSO BÁSICO DE LIBRAS (05) | LUCIANA RODRIGUES |
09 DE AGOSTO | 17: 45H ÀS 18:45H | ED. INFANTIL | PRINCÍPIOS DA ED. INCLUSIVA (02) | LUCIANA RODRIGUES |
10 DE AGOSTO | 11 ÀS 12H | ED. INFANTIL | PRINCÍPIOS DA ED. INCLUSIVA (02) | LUCIANA RODRIGUES |
10 DE AGOSTO | 17: 45H ÀS 18:45H | ENS. FUNDAMENTAL I | CURSO BÁSICO DE LIBRAS (02) | LUCIANA RODRIGUES |
11 DE AGOSTO | 11 ÀS 12H | ENS. FUNDAMENTAL I | CURSO BÁSICO DE LIBRAS (02) | LUCIANA RODRIGUES |
11 DE AGOSTO | 17: 45H ÀS 18:45H | ENS. FUNDAMENTAL II | CURSO BÁSICO DE LIBRAS (06) | LUCIANA RODRIGUES |
12 DE AGOSTO | 11 ÀS 12H | ENS. FUNDAMENTAL II | CURSO BÁSICO DE LIBRAS (06) | LUCIANA RODRIGUES |
16 DE AGOSTO | 17: 45H ÀS 18:45H | ED. INFANTIL | INCLUSÃO: SURDEZ | LUCIANA RODRIGUES |
17 DE AGOSTO | 11 ÀS 12H | ED. INFANTIL | INCLUSÃO: SURDEZ | LUCIANA RODRIGUES |
17 DE AGOSTO | 17: 45H ÀS 18:45H | ENS. FUNDAMENTAL I | CURSO BÁSICO DE LIBRAS (03) | LUCIANA RODRIGUES |
18 DE AGOSTO | 11 ÀS 12H | ENS. FUNDAMENTAL I | CURSO BÁSICO DE LIBRAS (03) | LUCIANA RODRIGUES |
18 DE AGOSTO | 17: 45H ÀS 18:45H | ENS. FUNDAMENTAL II | PRINCÍIOS DA ED. INCLUSIVA (01) | LUCIANA RODRIGUES |
19 DE AGOSTO | 11 ÀS 12H | ENS. FUNDAMENTAL II | PRINCÍIOS DA ED. INCLUSIVA (01) | LUCIANA RODRIGUES |
23 DE AGOSTO | 17: 45H ÀS 18:45H | ED. INFANTIL | INCLUSÃO: DEFICIÊNCIA VISUAL | LUCIANA RODRIGUES |
24 DE AGOSTO | 11 ÀS 12H | ED. INFANTIL | INCLUSÃO: DEFICIÊNCIA VISUAL | LUCIANA RODRIGUES |
24 DE AGOSTO | 17: 45H ÀS 18:45H | ENS. FUNDAMENTAL I | CURSO BÁSICO LIBRAS (04) | LUCIANA RODRIGUES |
25 DE AGOSTO | 11 ÀS 12H | ENS. FUNDAMENTAL I | CURSO BÁSICO LIBRAS (04) | LUCIANA RODRIGUES |
25 DE AGOSTO | 17: 45H ÀS 18:45H | ENS. FUNDAMENTAL II | PRINCÍPIOS DA ED. INCLUSIVA (02) | LUCIANA RODRIGUES |
25 DE AGOSTO | 11 ÀS 12H | ENS. FUNDAMENTAL II | PRINCÍPIOS DA ED. INCLUSIVA (02) | LUCIANA RODRIGUES |
Quitéria Barbosa da Costa - Coordenadora da Educação Especial – SEMED
Nenhum comentário:
Postar um comentário