quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SEMED INFORMA: IFAL PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ENSINO SUPERIOR

Ato foi marcado pela discussão da implantação de cursos de engenharia  em Palmeira dos Índios.
 
Em mais de 3 horas de plenária, representantes de todas as esferas públicas e privadas do agreste estiveram reunidos nesta última quarta-feira, 17, no auditório do Instituto Federal de Alagoas do campus agreste (IFAL) para discutir a implantação de cursos de engenharia na escola técnica. Durante o evento, o prefeito James Ribeiro parabenizou o diretor do instituto, Carlos Guedes, pela postura íntegra à frente do IFAL.
 
Representantes do poder legislativo, executivo e judiciário, empresariado local, sociedade civil organizada, professores e alunos se fizeram presentes na plenária, que foi marcada por diversas opiniões dos participantes, deixando claro o interesse de todas as esferas, que Palmeira dos Índios disponibilize, a partir de 2012, os cursos de bacharelado de Engenharia da Computação e Engenharia Civil, âmbitos os quais o município já demonstra vocação através da vasta demanda de mão de obra. Durante o evento, James Ribeiro frisou a importância da busca em transformar o município em um pólo universitário, o que fortalecerá não só a economia da cidade, mas representará a evolução da formação do capital intelectual. “Aqui poderemos formar profissionais que atuarão em todo o país. O Governo Municipal não medirá esforços para viabilizar que esses cursos se instalem no IFAL, pois estamos prontos para isso. Tenho certeza que o governador Teotonio Vilela também apoiará, por ser um grande parceiro nosso. Não é só o IFAL que ganha e, sim, toda a sociedade”, disse. Os coordenadores de curso Elvys Soares e Edja Laurindo defenderam a implantação dos cursos através de explanações sobre o crescimento das respectivas áreas no mercado de trabalho, expondo também a capacidade dos laboratórios para as aulas práticas.
 
Representantes do campo docente defenderam a instalação de cursos da área de exatas no município. “Temos mestres e doutores no campo docente que lecionam aqui no IFAL, o que mostra uma grande diferença na formação básica dos futuros engenheiros. Temos laboratórios, qualidade e toda a estrutura e isso reforça a possibilidade de Palmeira dos Índios disponibilizar cursos nesses âmbitos e obter muito sucesso”, destacou um professor. Durante o evento, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antonio Oliveira, relatou a busca da gestão em tornar o município em um polo de tecnologia, por ter toda estrutura através dos cursos e projetos disponibilizados pela escola técnica, onde parabenizou também o professor Emerson Lima, pela premiação de uma comenda da Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (NASA) no último mês. “Nesses dois últimos anos o campus vem se preparando nos quesitos de infraestrutura, contratação de novos professores com o perfil voltado para a oferta desses cursos e acervo bibliográfico e esta audiência proporcionou a discussão de toda a sociedade, sendo ela pública ou privada, para saber o que eles pensam sobre a importância da oferta desses dois cursos não só para Palmeira dos Índios, mas para toda a região metropolitana do agreste, que engloba quase 20 municípios”, destacou Carlos Guedes.
 
Núcleo de Comunicação/ Flávia Motta
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário