quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SEMED - EMANCIPAÇÃO COM SABOR DE INCLUSÃO/SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS


No último dia vinte de agosto as salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino estiveram prestigiando as comemorações da Emancipação Política de Palmeira dos Índios. Ao comemorar os 122 anos nossa cidade mostrou que emancipação rima com inclusão, e que a educação é a porta para o desenvolvimento de uma nação.
Nossos educandos das salas de recursos multifuncionais também lutam em prol da conquista do Selo Unicef, e sabem o quanto é importante para nosso município. Todos aguardavam ansiosos e esperavam a hora de desfilar  mostrando que ser diferente faz toda a diferença.

Parabéns a equipe de organização do evento pelo brilhante trabalho realizado.


FIQUE SABENDO...
O Atendimento Educacional Especializado e a Educação Inclusiva

       A inclusão escolar é o processo de adequação das escolas para que todos os alunos possam receber educação de qualidade independente de etnia, gênero, situação económica ou deficiências. O objetivo é contribuir com a qualidade de vida para todos. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação no âmbito da Educação Inclusiva vem desenvolvendo ações que possibilitam a inserção e permanência de crianças, jovens e adultos ao ambiente escolar para que a aquisição de novos conhecimentos possam realmente se efetivar. Contamos com 163 alunos cadastrados no Censo de 2011, onde 77 desses educandos além de estarem na sala regular, também se encontram matriculados em salas de Recursos Multifuncionais. O AEE ( Atendimento Educacional Especializado) é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para  a plena participação dos educandos, considerando suas necessidades específicas. Ele complementa ou suplementa a formação do educando, visando sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. Esses ambientes atendem a alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidade/superdotação.    O AEE disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização (LIBRAS E BRAILLE). Oferece tecnologia assistiva, faz adequações e produz materiais didáticos e pedagógicos, dependendo das necessidades de cada um. Oportuniza o enriquecimento curricular para alunos com altas habilidades e superdotação. O AEE está sempre articulado com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula do ensino regular.   Os educadores que atendem a este público são devidamente capacitados através de formação continuada disponibilizada tanto pela SEMED (encontros periódicos), como através de parcerias com a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (formação em BRAILLE E LIBRAS) e do SISTEMA NAME DE ENSINO (através da Tele Sala – havendo momentos específicos para todos os educadores que trabalham desde a educação infantil ao ensino fundamental).   O tema abordado pelos educandos levou a temática “No Sítio do seu Lobato o Ambiente é Preservado", dando ênfase a preservação ambiental e valorizando a literatura infantil como suporte para uma aprendizagem lúdica e significativa. Pois educar vai além das quatro paredes da sala de aula e ultrapassa os muros da escola.  Mostrando que ser especial é saber conviver com as diferenças, e que elas nos possibilitam socializar saberes construídos na interação com os outros. Ser diferente faz toda a diferença quando o desejo de aprender e partilhar nos levam a construir um país mais justo e igualitário para todos. Não precisamos enxergar para perceber que o planeta pede socorro, precisamos apenas ter a sensibilidade de reconhecer que cada um é capaz de contribuir de forma direta ou indireta para o desenvolvimento sustentável.

Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Educação Especial - SEMED
 
 
 
 
 

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